Sessão 34: O fim da história

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Sessão 34: O fim da história

Mensagem por Luke em Dom Set 13, 2009 10:37 am

Assim como todo mundo, também achei o episódio da semana muito bom!
E esse episódio também tem a função de pairar como uma nuvem negra na cabeça de alguns mestres e jogadores tristes que nunca conseguem terminar uma campanha.

Eu por aqui, desde sempre, também nunca consegui fechar uma história, seja como narrador ou jogador, afinal, a maioria sempre desiste ou cansa do jogo antes de conseguir acabar.

Que nem vai acontecer agora que eu enjoei de mestrar uma aventura em Forgotten e resolvi testar Eberron, pobres dos jogadores, mas em prol deles eu ainda uso a técnica de reciclagem de personagens ou então de importar níveis e itens pra outros chars, pelo menos assim eles não jogam a pouca evolução que tiveram no lixo.

E por favor, tragam sempre mais aventuras gravadas ai de vocês, o Council of Wyrms foi bom demais!

Luke
Civil
Civil

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brenno em Dom Set 13, 2009 2:43 pm

Ótimo episódio...

Tocaram no ponto que considero mais crucial para realização de um fim para campanha: Ter as etapas/ciclos/fases planejadas desde o começo e que não sejam a perder de vista. A maioria dos jogos que vi e participei que não terminaram foram mais motivados pelas mudanças de interesses dos participantes (namoro, trabalho, estudo,etc) do que pela falta de capacidade do mestre.

Posso estar enganado, mas pelos jogadores que vejo hoje participando do hobby, a concorrência com outros entretenimentos (games, internet e afins) também dificulta bastante a permanência e o atratativo de um jogo de longo prazo (nisso a retomada das miniaturas parece ter sido uma boa estrategia), talvez por isso considere mais adequado pensar em ciclos/fases/etapas de campanha que possam ou não ser retomadas de tempos em tempos.
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tio Nitro em Ter Set 15, 2009 12:46 pm

Ultimamente também tenho mestrado usando o esquema de módulos/episódios e de arcos de histórias (p/ D&D por exemplo). Estou fazendo ciclos de 5 sessões, onde fecho um arco da história. É o único jeito pois temos pouco tempo e eu não gosto de deixar histórias pela metade. E quando termino os arcos, faço de um jeito que termina legal mas que dá para continuar, como seriados de televisão. Assim posso retomar à campanha a qualquer hora, ou deixo os jogadores mudarem de personagem, se quiserem, no início da nova temporada.

Para RPGs de horror e alternativos (sci fi, steampunk, etc.) faço aventuras curtas de 1 ou 2 sessões de quatro horas, e o pessoal curte bem. É claro que eu tenho que fazer tudo, tenho que levar até os personagens prontos, se não o povo não anima hahahaha, concorrência braba com videogames/WOW/etc. O que eu costumo fazer é perguntar por alto o personagem que gostariam (dando exemplos para o pessoal se inspirar) aí eu monto os personagens e marco o jogo (isso para os RPGs mais alternativos/diferentes do D&D do dia-a-dia).
Tio Nitro
Almirante de Esquadra (Moderador)
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brenno em Ter Set 15, 2009 2:09 pm

Verdade Nitro...

Ainda estou tentando tornar isso pratica nos 2 pbems que estou conduzindo há 3 anos, mas reconheço que nos tempos corridos de hoje é sempre dificil conseguir manter todos ligados por longo tempo, sobretudo neste formato.

No caso de jogos de horror, nunca vi sentido em se fazer campanhas (colocaria como exceção os jogos do WoD) ja que para mim é um gênero que não fica muito bem ser conduzido de forma continuada (ao menos não com os mesmos personagens).

O que me lembra uma outra forma de manter uma sensação de continuismo mesmo com o fim da campanha com um determinado grupo... Manter/ relacionar elementos do/ou plot central anterior para o novo jogo (as historia dos filhos, netos, o mesmo vilão ou problema, etc).
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Ter Set 15, 2009 5:33 pm

Nossa, que descuido da minha parte: eu sugeri o episódio, e de deu uma semana e não comentei ainda! Bom, mas vamos lá...

Devo adimitir que tenho um problema grande em conseguir finalizar campanhas. Minha campanha de Pendragon, por exemplo, jogo no máximo umas 3 ou 4 vezes ao ano (que é basicamente quando consigo reunir todos). E Pendragon é um jogo de dinastias, onde a idéia é ter filhos e netos e ir trocando de personagem a medida que for envecelhendo (ou morrendo).

Mas meus jogos de D&D, SW ou o que seja, sofrem do mal do rodízio, onde depois de alguns meses jogando, a mesa vai esfriando e acabamos deixando o jogo de lado pra voltar a jogar outro.

Acho que o problema todo é que eu continuava planejando campanhas da mesma forma que planejada quando todos (eu e meu grupo) tinhamos mais tempo livre e/ou moravamos mais perto.

Como o Tio Nitro disse muito bem, nesses casos é melhor já pensar em arcos curtos de histórias. Nos jogos antigos não tem muito como, mas esse tipo de atitude já melhorou bastante os novos jogos do meu grupo.

Sobre os finais, acho que campanhas épicas pedem finais grandiosos. Mas gosto da idéias de finais que permitem reutilizar os personagens, ainda que como "convidados especiais" numa campanha futura, anos a frente.

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: