Episódio de dúvidas de D&D 4E

Ir em baixo

Episódio de dúvidas de D&D 4E

Mensagem por Anand em Seg Ago 17, 2009 3:31 pm

Fala galera!

Seguinte: um dos nossos próximos episódios deve ser um só de perguntas e respostas de D&D 4e. Já temos uma bela lista acumulada, mas se vocês tiverem mais sugestões, mandem bala. Qualquer dúvida recorrente na mesa de vocês está valendo!

_________________
[]'s
Daniel Anand
Rolando 20
avatar
Anand
Almirante de Esquadra (Moderador)
Almirante de Esquadra (Moderador)

Mensagens : 128
Data de inscrição : 29/01/2009
Idade : 39
Localização : Campinas, SP

Ver perfil do usuário http://www.rolando20.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Episódio de dúvidas de D&D 4E

Mensagem por Allian em Seg Ago 17, 2009 7:08 pm

bom. se eu fosse sumarizar, acho que meu maior problema seriam a mecânica das marcas. não como elas funcionam, mais como reconhecer por exemplo em que situação eu posso usar um power relacionado a um oponente marcado por mim caso ele tenha sido marcado através de talentos multiclasses ou itens e coisas assim.
avatar
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Mensagens : 868
Data de inscrição : 20/01/2009
Idade : 29
Localização : São Paulo - SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Episódio de dúvidas de D&D 4E

Mensagem por PsicoPlayer em Ter Ago 18, 2009 10:37 pm

Putz!
Acho que algo legal pra explicar é a tal "milestone"...
Não faço a mínima idéia de como usar isso e entender seus impactos, por exemplo, nos Action Points...
avatar
PsicoPlayer
Recruta
Recruta

Mensagens : 30
Data de inscrição : 26/07/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ver perfil do usuário http://www.rpgonline.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Episódio de dúvidas de D&D 4E

Mensagem por Riketz em Qua Ago 19, 2009 12:37 pm

um personagem que fique com 0pvs e é curado na mesma rodada consegue manter um poder sustentável?

exemplo: com mago, clérigo e monstro
mago rodada 1: ataca com Esfera Flamejante (ação padrão), sustenta o poder (ação mínima)
monstro rodada 1: anda até o mago e o ataca deixando o mago com 0pvs ou menos
clerigo rodada 1: anda até o mago e o cura (com poder ou outro método)

mago rodada 2: ataca com Esfera Flamejante (ação padrão), sustenta o poder (ação mínima)
mas a Esfera Flamejante está ativa? ela não deveria ter se disspado já que o mago não pode manter a concentração ao ficar Inconciente?

ele utilizou a ação mínima na rodada 1 para sustentá-la, mas caiu com 0pvs ou menos ficando com a condição Morrendo que também o torna Inconciente - pág 295 LdJ mas já está vivo/curado/de pé na rodada 2!! e ele pode realizar sua ação normalmente e sustentá-la de novo na segunda rodada..

isto estaria correto? num seria meio que uma falha de mecanização da narrativa?
sabemos que na realidade, os personagens e monstros não agem em turnos.. que tudo está ocorrendo ao mesmo tempo.. e que interpretativamente, o mago sustenta a magia com a ação mínima se concentrando nela.. se ele ficar inconciente num estaria se concentrando até o seu próximo turno para manter a magia conjurada e poder atacar novamente..

o mesmo não deveria valer para os efeitos de Postura? Fúria de bárbaro, entre outros?
avatar
Riketz
Subtenente
Subtenente

Mensagens : 101
Data de inscrição : 30/07/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo - SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Episódio de dúvidas de D&D 4E

Mensagem por Kimei em Qui Ago 20, 2009 10:51 am

A parada das Masterworks Armors. (Preço/upgrade)
avatar
Kimei
Recruta
Recruta

Mensagens : 12
Data de inscrição : 04/05/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Episódio de dúvidas de D&D 4E

Mensagem por DM Rafael em Qui Ago 20, 2009 1:41 pm

Ok, essa dúvida me ocorreu num debate do D3system, no post da Diana.

Digamos que jogue com um Eladrin lanceiro, com os feats Eladrin Soldier e Weapon Finesse (Spears).

Caso meu Eladrin queira arremessar a lança como arma improvisada, ele ainda receberá os bônus de acerto e dano concedidos pelos feats?

_________________
Tenente-Comandante Tolkien
Errata do SW Saga e Monstros do Mundo Real diagramada em 21x21cm.
Dungeon Tiles Mapper 2.0 versão melhorada do programa disponibilizado pela Wizards
Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
avatar
DM Rafael
Comandante
Comandante

Mensagens : 1604
Data de inscrição : 14/02/2009
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Episódio de dúvidas de D&D 4E

Mensagem por Riketz em Qui Ago 20, 2009 4:54 pm

DM Rafael escreveu:Ok, essa dúvida me ocorreu num debate do D3system, no post da Diana.
Digamos que jogue com um Eladrin lanceiro, com os feats Eladrin Soldier e Weapon Finesse (Spears).
Caso meu Eladrin queira arremessar a lança como arma improvisada, ele ainda receberá os bônus de acerto e dano concedidos pelos feats?
demorei um pouco pra entender a dúvida.. mas depois entendi.. :o
acho que qualquer personagem que arremesse qualquer arma que não tenha propriedade "light throw" ou "heavy throw" a arma está sendo usada de modo improvisada, tornando-a do grupo "None" (ou "Nenhum").. então acredito que os talentos não beneficiariam..
mas posso estar interpretando tudo errado.. então melhor esperar o parecer de alguém mais esclarecido..
avatar
Riketz
Subtenente
Subtenente

Mensagens : 101
Data de inscrição : 30/07/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo - SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Episódio de dúvidas de D&D 4E

Mensagem por DM Rafael em Qui Ago 20, 2009 5:03 pm

É uma interpretação válida, realmente.

Mas repare que arma improvisada é uma Categoria de armas, enquanto lança, espada, etc são Grupos de armas. Os feats que mencionei dão bônus para os grupos, não para a categoria.

Aliás, acho que eu poderia ter escrito a dúvida mais detalhada, mas pelo menos deu pra entender o X da questão, que é exatamente a respeito de uso como arma improvisada e os feats de armas.

_________________
Tenente-Comandante Tolkien
Errata do SW Saga e Monstros do Mundo Real diagramada em 21x21cm.
Dungeon Tiles Mapper 2.0 versão melhorada do programa disponibilizado pela Wizards
Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
avatar
DM Rafael
Comandante
Comandante

Mensagens : 1604
Data de inscrição : 14/02/2009
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Episódio de dúvidas de D&D 4E

Mensagem por Riketz em Qui Ago 20, 2009 5:07 pm

Kimei escreveu:A parada das Masterworks Armors. (Preço/upgrade)
essa duvida do Master Work Armors pra saber quanto que custa uma armadura pelo upgrade tinha em outro topico:
http://www.tpkbrasil.net/rpg-em-geral-f6/duvidas-de-dd-4e-viper-s-strike-t223-15.htm
muitas pessoas gostaram e concordaram.. mas derrepente podemos ser todos insensatos e constatamos erroneamente a mesma coisa.. lol!

no caso da armadura:
o traje que você citou, realmente existem três tipos: tecido, feérico e celestial..
sendo assim, o traje comum 0 e os trajes com bônus de melhoria 1, 2 e 3 fão feitos com o trage de tecido..
os trajes de tecido são produzidos com material mundano, (exemplo: algodão) não suportando um bônus de melhoria grandes..

então, os trajes feéricos são produzidos com material de melhor qualidade (exemplo: jeans), por isto possuem bonus de armadura 1..
sendo de um material melhor, este consegue suportar um bônus de melhoria mágica maior
por este motivo não existem trajes feéricos com bônus de melhoria 1, 2 ou 3 simplismente porque "não vale a pena disperdiçar" um traje de material de melhor qualidade para colocar um bônus de melhoria pequeno.. pra isso existem os trajes de tecido..
"só vale a pena" encantar magicamente um traje feérico se for pra ser 4 ou 5..

o mesmo ocorre com o traje celestial.. que são produzidos com material superior (exemplo: lona) por isso possuem bônus de armadura 2.. então aguentam um bônus magico de melhoria ainda maior e só vale a pena encantar magicamente se for pra ser 6..

esta explicação se extende para todas as outras armaduras.. imagina que existam armaduras de couro de vaca, couro de jacaré atroz e couro de dragão... simplesmente "não vale a pena" fazer uma armadura de couro de dragão se não for encantar ela com 6..

quanto aos preços descritos como "especial".. basta ver o valor equivalente de uma armadura mágica do bônus respectivo..
exemplo: um traje feérico ( 1 de armadura e 4 de melhoria) custa o mesmo que uma armadura mágica 4 que é 45.000 PO..

corselete feérico 4, gibão negro 4, cota forjada 4, brunea dracônica 4 e placas de guerra 4, todas custarão 45.000 PO..
corselete feérico 5, gibão negro 5, cota forjada 5, brunea dracônica 5 e placas de guerra 5, todas custarão 225.000 PO..

traje celestial, corselete celestial, gibão ancestral, cota espiritual, brunea ancestral e placas divinas custarão 1.125.000 PO..
porque elas sempre terão bônus de melhoria de 6..
avatar
Riketz
Subtenente
Subtenente

Mensagens : 101
Data de inscrição : 30/07/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo - SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Episódio de dúvidas de D&D 4E

Mensagem por Riketz em Qui Ago 20, 2009 5:21 pm

acho que uma das grandes dúvidas do D&D 4.0 é:

D&D 4.0 vai virar MMORPG como mostra as imagens de divulgação do D&D Insider?

http://www.gamingblog.org/gallery/dd-insider5_1333/
avatar
Riketz
Subtenente
Subtenente

Mensagens : 101
Data de inscrição : 30/07/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo - SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Episódio de dúvidas de D&D 4E

Mensagem por Allian em Qui Ago 20, 2009 8:51 pm

olha, falando como programador, a 4.0 é 100% adaptável pra um mmo ou game tipo NWN sem muito suar. a questão é só se eles querem ou não.
avatar
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Mensagens : 868
Data de inscrição : 20/01/2009
Idade : 29
Localização : São Paulo - SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Episódio de dúvidas de D&D 4E

Mensagem por DM Rafael em Qui Ago 20, 2009 9:45 pm

Também conhecido como grandes caôs da história...

_________________
Tenente-Comandante Tolkien
Errata do SW Saga e Monstros do Mundo Real diagramada em 21x21cm.
Dungeon Tiles Mapper 2.0 versão melhorada do programa disponibilizado pela Wizards
Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
avatar
DM Rafael
Comandante
Comandante

Mensagens : 1604
Data de inscrição : 14/02/2009
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Episódio de dúvidas de D&D 4E

Mensagem por Anand em Seg Ago 31, 2009 8:02 am

Oi Galera!

As dúvidas daqui que não entraram no podcast, serão comentadas ao longo dos outros podcasts na seção de recados, ok? Obrigado pelas contribuições!

Abs!

_________________
[]'s
Daniel Anand
Rolando 20
avatar
Anand
Almirante de Esquadra (Moderador)
Almirante de Esquadra (Moderador)

Mensagens : 128
Data de inscrição : 29/01/2009
Idade : 39
Localização : Campinas, SP

Ver perfil do usuário http://www.rolando20.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Episódio de dúvidas de D&D 4E

Mensagem por DM Rafael em Ter Nov 24, 2009 6:58 am

Anand, outro dia rolou uma dúvida interessante na minha mesa.

O bardo do grupo pegou o poder "Ode ao Sacricício" (Ode to Sacrifice, Bard Utility 6, PHB 2, pág 71), onde ele é capaz de transferir um efeito que "save ends" para si ou para outro aliado, livrando assim o primeiro desse efeito. O poder continua, mas a dúvida é:

É possível transferir um efeito para um aliado que já está sofrendo desse mesmo efeito?

Exemplo: Neirim vê que Thorak, o anão, está atordoado, assim como Bubastis, o druida. Mas Thorak está de frente para o dragão negro, então ele resolve passar a condição de atordoado para Bubastis, pois ele não está numa posição tão desvantajosa.

Ou outro caso: é possível passar um efeito para um aliado que já esteja desacordado?


Última edição por DM Rafael em Ter Nov 24, 2009 7:08 am, editado 1 vez(es)

_________________
Tenente-Comandante Tolkien
Errata do SW Saga e Monstros do Mundo Real diagramada em 21x21cm.
Dungeon Tiles Mapper 2.0 versão melhorada do programa disponibilizado pela Wizards
Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
avatar
DM Rafael
Comandante
Comandante

Mensagens : 1604
Data de inscrição : 14/02/2009
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Episódio de dúvidas de D&D 4E

Mensagem por DM Rafael em Ter Nov 24, 2009 7:07 am

Ainda com relação ao bardo...

não é exatamente uma dúvida, é mais um opnião de como funciona a habilidade no fluff.

Meu jogador que interpreta um bardo tem tido dificuldades para abstrair o funcionamento de certas habilidades do bardo, especialmente a virtude (Virtue of Cunning), que ele não vê como o bardo é capaz de deslizar (slide) seus aliados.

A dúvida ficou maior numa aventura em que ele ficou cego por vários rounds seguidos. Ora, a Presença do Warlord devende de ver seus aliados para que funcione. Mas a Virtude do bardo não tem essa mesma limitação.

Como vocês interpretariam esse poder do bardo, sendo que na descrição da habilidade é claramente o bardo que move o aliado?

Grandes abraços!


Última edição por DM Rafael em Qui Nov 26, 2009 2:22 pm, editado 3 vez(es) (Razão : Texto escrito correndo é certeza de anacoluto.)

_________________
Tenente-Comandante Tolkien
Errata do SW Saga e Monstros do Mundo Real diagramada em 21x21cm.
Dungeon Tiles Mapper 2.0 versão melhorada do programa disponibilizado pela Wizards
Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
avatar
DM Rafael
Comandante
Comandante

Mensagens : 1604
Data de inscrição : 14/02/2009
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Episódio de dúvidas de D&D 4E

Mensagem por Anand em Qui Nov 26, 2009 11:42 am

Por padrão, uma habilidade que tem como alvo outras pessoas que não você precisa ter linha de efeito, mas não necessariamente linha de visão. (ver Close Attack, pág. 271 do PHB). Você também precisa ter linha de efeito para o quadrado de destino do slide (ver Forced Movement pág. 285 do PHB).

Na minha opinião, o efeito do bardo acontece mais por conta das coisas que ele fala, então o fato dele estar cego não atrapalha nisso. O duro seria quando ele está mudo!

A descrição (o fluff) do poder não deixa claro o que move o alvo. Eu diria que é um reposicionamento tático, por conta do alvo se focar novamente no combate, pronto para outra! Tipo: "Muito bem bardo, desta vez dou conta desses esqueletos!" O Slide é só um passo pro lado.

_________________
[]'s
Daniel Anand
Rolando 20
avatar
Anand
Almirante de Esquadra (Moderador)
Almirante de Esquadra (Moderador)

Mensagens : 128
Data de inscrição : 29/01/2009
Idade : 39
Localização : Campinas, SP

Ver perfil do usuário http://www.rolando20.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Episódio de dúvidas de D&D 4E

Mensagem por Anand em Qui Nov 26, 2009 11:47 am

DM Rafael escreveu:Anand, outro dia rolou uma dúvida interessante na minha mesa.

O bardo do grupo pegou o poder "Ode ao Sacricício" (Ode to Sacrifice, Bard Utility 6, PHB 2, pág 71), onde ele é capaz de transferir um efeito que "save ends" para si ou para outro aliado, livrando assim o primeiro desse efeito. O poder continua, mas a dúvida é:

É possível transferir um efeito para um aliado que já está sofrendo desse mesmo efeito?

Exemplo: Neirim vê que Thorak, o anão, está atordoado, assim como Bubastis, o druida. Mas Thorak está de frente para o dragão negro, então ele resolve passar a condição de atordoado para Bubastis, pois ele não está numa posição tão desvantajosa.

Ou outro caso: é possível passar um efeito para um aliado que já esteja desacordado?

Eu diria que sim, nos dois casos. Se você tem dois efeitos de save ends, precisa de dois saves, então a penalidade ainda se aplica. E eu não veria como um problema passar um efeito para alguém inconsciente, mas essa pessoa inconsciente sofreria desse efeito normalmente. Se alguém curar essa pessoa, ela irá acordar dazed, por exemplo, e por aí vai.

Porque você achou que esses casos não poderiam ser aplicados?

_________________
[]'s
Daniel Anand
Rolando 20
avatar
Anand
Almirante de Esquadra (Moderador)
Almirante de Esquadra (Moderador)

Mensagens : 128
Data de inscrição : 29/01/2009
Idade : 39
Localização : Campinas, SP

Ver perfil do usuário http://www.rolando20.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Episódio de dúvidas de D&D 4E

Mensagem por DM Rafael em Qui Nov 26, 2009 12:49 pm

Anand escreveu:Porque você achou que esses casos não poderiam ser aplicados?
Na verdade o caso do incosciente eu não via porque não se aplicar.

Já o caso da pessoa acumular efeitos é que era a grande dúvida. Não por acumular em si, mas de todos eles seram da mesma origem, levando em conta que todos são originarios do mesmo tipo de monstro.

Digamos que um wraith acerte três vezes um alvo. Ele teria que fazer três saves contra weakness?

_________________
Tenente-Comandante Tolkien
Errata do SW Saga e Monstros do Mundo Real diagramada em 21x21cm.
Dungeon Tiles Mapper 2.0 versão melhorada do programa disponibilizado pela Wizards
Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
avatar
DM Rafael
Comandante
Comandante

Mensagens : 1604
Data de inscrição : 14/02/2009
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Episódio de dúvidas de D&D 4E

Mensagem por DM Rafael em Qui Nov 26, 2009 2:35 pm

Anand escreveu:Por padrão, uma habilidade que tem como alvo outras pessoas que não você precisa ter linha de efeito, mas não necessariamente linha de visão. (ver Close Attack, pág. 271 do PHB). Você também precisa ter linha de efeito para o quadrado de destino do slide (ver Forced Movement pág. 285 do PHB).
Lembrando que a habilidade do bardo não é blast nem um burst. Mas a limitação do Force Movement ainda se aplica, de qualquer forma.

Anand escreveu:Na minha opinião, o efeito do bardo acontece mais por conta das coisas que ele fala, então o fato dele estar cego não atrapalha nisso. O duro seria quando ele está mudo!

A descrição (o fluff) do poder não deixa claro o que move o alvo. Eu diria que é um reposicionamento tático, por conta do alvo se focar novamente no combate, pronto para outra! Tipo: "Muito bem bardo, desta vez dou conta desses esqueletos!" O Slide é só um passo pro lado.

Sabe, estive pensando sobre isso: o fato é que o bardo não é tático. Ele é "malandro". E é um malandro arcano, não de treinamento de fintas de combate ou algo do gênero.

Talvez ele movimente seus aliados com poder arcano mesmo (o que justifica o line of effect), seja um vento ou um efeito escorregadio ou qualquer outra coisa que os jogadores bolarem. No final, essa é só mais uma abstração.


Última edição por DM Rafael em Qui Nov 26, 2009 8:11 pm, editado 1 vez(es)

_________________
Tenente-Comandante Tolkien
Errata do SW Saga e Monstros do Mundo Real diagramada em 21x21cm.
Dungeon Tiles Mapper 2.0 versão melhorada do programa disponibilizado pela Wizards
Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
avatar
DM Rafael
Comandante
Comandante

Mensagens : 1604
Data de inscrição : 14/02/2009
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Episódio de dúvidas de D&D 4E

Mensagem por Anand em Qui Nov 26, 2009 2:57 pm

DM Rafael escreveu:Digamos que um wraith acerte três vezes um alvo. Ele teria que fazer três saves contra weakness?

Isso é algo polêmico, mas eu entendo que sim. Você tem três saves pra fazer, mas só divide o dano por dois uma vez. Da mesma forma, se você tem três ongoing 5 poison, só toma 5 de dano, mas precisa passar em 3 saves para não tomar mais dano.

DM Rafael escreveu:Lembrando que a habilidade do bardo não é blast nem um burst.

Poderes que funcionam com alvos sem ter ataque são determinados como burst, tá lá no PHB tb.

DM Rafael escreveu:Talvez ele movimente seus aliados com poder arcano mesmo (o que justifica o line of effect), seja um vento ou um efeito escorregadio ou qualquer outra coisa que os jogadores bolarem. No final, esse é só mais uma abstração.

É justo. Pode ser um efeito mágico. Mas line of effect sempre tem que ter, independentemente de ser arcano, marcial ou o que for.

Boas dúvidas! Smile

_________________
[]'s
Daniel Anand
Rolando 20
avatar
Anand
Almirante de Esquadra (Moderador)
Almirante de Esquadra (Moderador)

Mensagens : 128
Data de inscrição : 29/01/2009
Idade : 39
Localização : Campinas, SP

Ver perfil do usuário http://www.rolando20.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Episódio de dúvidas de D&D 4E

Mensagem por Anand em Seg Dez 28, 2009 8:32 am

Galera, estou centralizando as dúvidas de D&D no Formspring.me:

http://www.formspring.me/rolando20

Vai ser de lá que tirarei dúvidas selecionadas para o podcast.

Obrigado pelas contribuições!

_________________
[]'s
Daniel Anand
Rolando 20
avatar
Anand
Almirante de Esquadra (Moderador)
Almirante de Esquadra (Moderador)

Mensagens : 128
Data de inscrição : 29/01/2009
Idade : 39
Localização : Campinas, SP

Ver perfil do usuário http://www.rolando20.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Episódio de dúvidas de D&D 4E

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum