Sessão 30: Temaki

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sessão 30: Temaki

Mensagem por Marcelo Dior em Seg Ago 10, 2009 3:17 am

Ou Aventuras Orientais — parte 1 de 3 —, esta sessão do Vozes da Terceira Terra aborda as diferentes maneiras de dar um sabor oriental aos seus jogos de RPG, sem precisar recorrer a molho shoyu.

No primeiro episódio (de um total de três) falamos de aventuras modernas — tanto presente próximo quando futuro imediato — e como "orientalizar" suas aventuras através de estilos de narrativa oriental, contando com a inestimável participação de Ricardo Okabe.

Bem aqui.

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Re: Sessão 30: Temaki

Mensagem por Renato de Recife em Seg Ago 10, 2009 7:42 am

Episódio muito bom, mas confesso que (por culpa do Marcelo) fiquei pensando em Star Trek o tempo todo.

A ideia de levar personagens ocidentais para o oriente e usar o contraste cultural foi o que ficou na minha cabeça, mas (por culpa do Marcelo) só consegui imaginar isso em uma aventura de Star Trek, tipo pegando um grupo de personagens da Frota Estelar e jogando-os no Império Klingon ou até mesmo Romulano, talvez como equipe de segurança de um embaixador da Federação ou algo assim, o engraçado é que numa aventura assim daria pra usar a maioria das coisas que vocês mencionaram nesse episódio, hehehe.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Renato de Recife em Seg Ago 10, 2009 7:45 am

Putz, fiz um baita comentário lá no site e sumiu affraid
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por ferxnomath em Seg Ago 10, 2009 7:55 am

Ótimo episódio, o filme citado do Lambert é bem bacana
Marcelo o pai do Kiefer Sutherland é o Donald Sutherland, e o ator de Sol Vermelho é o Toshiro Mifune.
E Rodolfo, o ator do Mestre é o BADASS MOTHEFUCKER Lee Van Cleef (o tiozinho do meu avatar), o seriado tinha a Demi Moore também.

---

Vocês tem planos de fazer algo semelhante com isso mas temática Western?
ferxnomath
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Seg Ago 10, 2009 8:46 am

Como aparentemente perdi meu comentário lá no site Sad vou tentar reproduzi-lo aqui.

Em Star Trek (sim também sou um Trekkie chato, mas não tanto quanto o Marcelo Razz ) o Quadrante Beta é efetivamente o "Oriente da Via Láctea".

Em quase todo mapa mundi a Europa está no centro e o Oriente fica à direita dela, se você visualiza a Via Láctea como apresentada em Star Trek o Quadrante Beta fica à direita do Quadrante Alfa (tá é um pouco forçado, mas dá pra levar).

Além disso, assim como os Klingons (como o Marcelo insistentemente mencionou) possuem muitos aspectos similares aos japoneses, os Romulanos possuem muitos traços dos chineses, os Romulanos se encaixam bem no estereótipo que fazemos dos orientais como orgulhosos, tradicionalistas e xenofóbicos e se assemelham especificamente com os chineses no fato de que vivem sob um estado totalitário que está presente em praticamente todos os aspectos da vida do cidadão.

Vendo por esse ângulo, uma aventura moderna na qual personagens americanos, brasileiros e europeus vão para o Japão ou para China pode facilmente ser transformada em uma aventura futurista na qual personages nativos da Federação dos Planetas Unidos vão para o Império Klingon ou para o Império Romulano.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por Kimei em Seg Ago 10, 2009 8:53 am

"Jornada de Honra", vcs tem que assistir!

Logo no começo, dois exércitos estão na maior peleja.
Um tradicional, apenas com espadas, e o outro, com mosquetes.

O dos mosquetes está detonando geral. Quando começa a chover e
a pólvora fica molhada e não estoura mais.
Kimei
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Seg Ago 10, 2009 11:11 am

Renato, essas são as melhores idéias que já li nestes fóruns Clap
ferxnomath escreveu:Vocês tem planos de fazer algo semelhante com isso mas temática Western?
Não tinha pensado nisso. Vai para a lista de sugestões! E lá irei eu passar a semana inteira assistido westerns dos anos 1950 e revisitando velhas edições de Tex nos sebos.

Comandante
Comandante

Mensagem por ferxnomath em Seg Ago 10, 2009 3:32 pm

Não se esqueça do Wester Spaghetti!
Uma trinca com temátca western dá para abordar também histórias vitorianas, e o contraste entre as duas coisas (américa western e europa vitoriana)
ferxnomath
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tsu em Seg Ago 10, 2009 3:37 pm

uma coisa muito importante na cultura oriental é sua religião.
No Japão, como são budistas/xintoístas, eles acreditam no ciclo de reencarnação. Qdo vc morre a coisa que resta são suas realizações, sua reputação, seu nome. Por isso é importante levar uma vida honrada para não envergonhar sua família, não sujar seu nome. Isso é tão importante que mesmo sabendo que quem se suicida vai pro inferno dos suicidas, eles o fazem para manter a reputação de sua família.
Isso traz uma série de implicações nas diferenças de moral entre a cultura ocidental da oriental. Mas é claro q hj em dia essa diferença está mais atenuada com a globalização.
Tsu
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://contosderpg.wordpress.com

Mensagem por Axzeron em Seg Ago 10, 2009 4:24 pm

Mas eu tenho uma pergunta pra vocês: Como eu faço aventuras de terror no oriente? Não terror heróico ou horror pessoal, mas e se fosse Call of Cthulhu (horror cósmico). Além do choque cultural, ainda a loucura e os Cthulhu Mythos.
Axzeron
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Careca em Seg Ago 10, 2009 5:55 pm

Ainda não ouvi o cast, mas será que rola uma pontinha para aventuras em estilo Anime aí?

*Se esquiva das pedras*
Careca
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://blogzaodorpg.blogspot.com

Mensagem por Marcelim em Seg Ago 10, 2009 7:04 pm

Vai aqui duas sugestões de filmes. Não são para um cenário contemporâneo, mas sim oriental medieval (fica já de indicação quando forem tratar de jogos ambientados nessa época):

- RAN (de Akira Kurosawa): a tradução que conheço dessa palavra é "ódio", o filme trata de um conflito entre irmãos filhos de um poderoso suserano japonês. O tema da honra e da tradição é muito legal neste filme, além de realistas e belíssimas cenas de batalhas campais japonesas.

- Depois da Chuva (tb de Akira Kurosawa): história de um samurai que, apesar de um ótimo espadachim, comete trapalhadas e por isso cria inimizades com seus possíveis suseranos. Outro filme muito bonito e que mostra bem como as coisas eram mais lentas para aquela cultura, das falas aos gestos.

abraços a todos
Marcelim
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Seg Ago 10, 2009 9:48 pm

Axzeron escreveu:Mas eu tenho uma pergunta pra vocês: Como eu faço aventuras de terror no oriente? Não terror heróico ou horror pessoal, mas e se fosse Call of Cthulhu (horror cósmico). Além do choque cultural, ainda a loucura e os Cthulhu Mythos.
Estava na pauta para discutirmos, mas a conversa se estendeu demais e tivemos que cortar, infelizmente. Ficará para um programa futuro.
Careca escreveu:Ainda não ouvi o cast, mas será que rola uma pontinha para aventuras em estilo Anime aí?
Hehe, é a sessão da semana que vem, uma gravação qual não participei.

Comandante
Comandante

Mensagem por Tsu em Seg Ago 10, 2009 11:31 pm

cara, eu adoraria mestrar uma aventura de Naruto mais realista.
Com violência comendo solta. Traição a torto e a direito.
Tsu
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://contosderpg.wordpress.com

Mensagem por Allian em Seg Ago 10, 2009 11:48 pm

cara, se fosse seguir só o começo do anime, com aquele clima que rolou na luta contra o zabuza, eu jogaria. certeza.

eu gostaria de tentar mestrar uma com a ambientação do manga witch hunter. pra quem gosta de mangas e não conhece, eu recomendo. (só procurar no onemanga.com)
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Paulo Antunes em Ter Ago 11, 2009 6:04 am

Gosto muito do tem, não por gostar de animes e mangás (gosto de GitS, Cowboy Bebop, Akira e uns tantos outros e só), mas é sempre bom dar aquele toque exótico nas aventuras. Já joguei Aberrant assim, com uma metamorfa ladra japa, com um agente do Projeto Utopia chinês, um outro chinês, oficial de segurança em Star Trek, e Heroes, MM e Marvel com uma ninja que controla sombras. Tem até uns desenhos velhos dela aqui, mas estou fazendo um novo upgrade:

http://antunesrj.deviantart.com/art/Shadowdancer-colors-46590689
http://antunesrj.deviantart.com/art/Shadowdancer-Sketch-46468278

E um amigo meu joga com uma oriental jedi, em SW Saga, que vem de um planeta baseado em Rokugan do Legend of Five Rings:

http://antunesrj.deviantart.com/art/Riddick-and-Zhal-110924423

T+

"So which of the Latin countries are you from:
the one with the civil war, the one with the
cocaine, or the one with the fancy hats?"
Stewie Griffin (Family Guy)
Paulo Antunes
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário http://www.godmodepodcast.com/

Mensagem por Arquimago em Ter Ago 11, 2009 7:46 am

Gostei do eísodio, por algum motivo achei que vocês tinham esqeucido de falar da trdição, quando ouvi ontem. Mas acho que falaram...

A Renato, seu comentario está lá sim!!! E realmente sugestão brilhante!

Mal posso esperar pelo episodio da semana que vem!!!

Acho que o que mais chocaria dependendo do grupo e o que eu gostaria de trabalhar seria a questão da etica e da moral serem beeeeem diferentes.

E a falta de um cultura cristã e sim animista onde o "bem e o mal" possuem outros aspctos.

Onde deixar de seguir regras é ser "mau". Não sei sempre gostei de temas mais psicologicos e de conflitos sociais/eticos/morais, entre outros relacionados.

Mas meus jogadores não gostam... Choro

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Arquimago em Ter Ago 11, 2009 7:48 am

Há! Mercelo cade as Show notes?! Quero arquivar logo o podcast! study XD

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Ter Ago 11, 2009 7:59 am

Arquimago escreveu:A Renato, seu comentario está lá sim!!! E realmente sugestão brilhante!

Sério? Que estranho, quando eu abro o link que o Marcelo deixou aqui no tópico não aparece comentário nenhum e quando digito o endereço do Vozes só aparecem a sessão 29 e as anteriores, nada da 30, só consigo acessar a sessão 30 a partir do link aqui no tópico.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por Netão em Ter Ago 11, 2009 8:09 am

Tsu escreveu:cara, eu adoraria mestrar uma aventura de Naruto mais realista.
Com violência comendo solta. Traição a torto e a direito.

Hehe, eu narrei um arco de aventuras no "Universo" de Naruto a pouco tempo atrás. Modéstia a parte eu curti bastante, e a galera ainda pede a continuação Smile
Netão
Lorde Almirante (Admin)
Lorde Almirante (Admin)

Ver perfil do usuário http://tpk.tpkbrasil.net

Mensagem por DM Rafael em Ter Ago 11, 2009 9:54 am

Um tema interessante, ainda mais com a forte influência que o japão exerce atualmente na juventude. Uma pena também que não tenha sido no centenário da imigração japonesa, mas acho que ainda assim conta.

Mas então... falando sobre o tema... acho bem legal jogos que em um momento ou outro tangenciam essa questão do exótico, do povo com cultura e mentalidades completamente diferentes da que estamos acostumados.

O problema disso, que por ser algo bem diferente da nossa realidade, é difícil para um mestre colocar no jogo elementos que sejam realmente apurados. Mas como se trata de um jogo, e não uma monografia de faculdade, não temos realmente que ter medo de abusar dos clichés. O Taz foi muito feliz nessa dica, alias.

Como jogador, tive algumas experiências bem legais com esse contato. Em Aberrant, meu personagem carioca teve que ir para São Paulo (Liberdade) investigar o passado de um "vilão" de ascendência japonesa. O mestre preparou muito bem os detalhes e aos poucos fomos mergulhando no passado e na cultura da personagem. Me lembrei bem desse jogo quando vocês falaram da questão do choque cultural.

Outra experiência interessante foi jogando Lenda do Cinco Anéis (com o mesmo mestre, aliás) com direito a jogar sentado no chão, chá, saquê e tudo mais.

Como mestre, já usei esse lado oriental e diversas formas. Em Star Wars, como já citado pelo Paulo Antunes, uma das personagens vem de um mundo que mistura elementos de Bladerunner e Akira, que batizei de "Roganku", numa referência óbvia a L5R. Em D&D, usei vários elementos orientais para compor a sociedade dos Yuan-ti, o que ajudou a criar um clima bem exótico para um povo já bem diferente. Acho que isso em encaixa no estilo "klingons/japones" de se trabalhar.

Acho que no final das contas a graça mesmo é fazer um "wushia suhi" (brincando com o temo "Wester Spaghetti"), onde o importante é parecer oriental, ter apenas aquele gosto diferente. Mesmo porque, é justamente isso que os jogadores esperam.

Isso é claro, desde que não tenha nenhum fanático ou de outra forma bem entendido da cultura que tentará te corrigir a cada minuto. Mas isso é um problema que pode acontecer em qualquer jogo...

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelim em Ter Ago 11, 2009 12:08 pm

Eu cheguei a fazer um personagem para jogar esta campanha de naruto que o Netão citou, mas o jogo terminou antes que eu tivesse a chance de começar... buaaaaaa Sad
Marcelim
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Paulo Antunes em Ter Ago 11, 2009 10:26 pm

E como o prometido: http://illiweb.com/fa/pbucket.gif

Nossa, agora que eu vi que isso ficou com o formato de capa de CD... "Shadow Dancer - Greatest Tits... I MEAN HITS... I SAID HITS!"

T+

"So which of the Latin countries are you from:
the one with the civil war, the one with the
cocaine, or the one with the fancy hats?"
Stewie Griffin (Family Guy)
Paulo Antunes
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário http://www.godmodepodcast.com/

Mensagem por Ian R em Qua Ago 12, 2009 6:37 am

Estranhamente para mim não esta aparecendo essa seção. Nem no IE nem no firefox
So aparece a seção que vcs comentam sobre o jogo dos dragões (29)

Ian R
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Qua Ago 12, 2009 7:27 am

Ian R escreveu:Estranhamente para mim não esta aparecendo essa seção. Nem no IE nem no firefox
So aparece a seção que vcs comentam sobre o jogo dos dragões (29)
scratch Estou vendo aqui que a última sessão não aparece no feed. E não posso ver o porquê agora porque o site do VTT está fora do ar (erro 500) novamente. O Neto já reclamou esta semana com o Dreamhost sobre essas quedas nos sites que hospedamos com eles. Vamos ver quanto tempo leva para resolver, porque a assinatura do servidor não é barata!

Comandante
Comandante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: