Sessão 29: The Council of Wyrms

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sessão 29: The Council of Wyrms

Mensagem por Marcelo Dior em Sex Jul 31, 2009 12:52 am

Depois das sessões de jogo real interpretando dragões num cenário especial do AD&D, nesta sessão conversamos tanto sobre o cenário Council of Wyrms (CoW) quanto sobre a possibilidade de se interpretar dragões em outros cenários e outros sistemas.

Bem aqui.

Última edição por cimmerian em Sex Jul 31, 2009 9:53 am, editado 1 vez(es) (Razão : erro no título)

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Re: Sessão 29: The Council of Wyrms

Mensagem por Renato de Recife em Sex Jul 31, 2009 7:24 am

Hum, não era sessão 29? Question

Vocês tiraram sarro de She-ra e He-man, mas esqueceram de mencionar o Granamyr (acho que era assim), o dragão-com-balde-na-cabeça que aparecia no desenho do He-man.

Apesar da aparência ridícula, ele representava bem esse lance da psicologia dos dragões, pois sempre via humanos e outros seres como inferiores, alguns como o He-man conseguiam conquistar seu respeito e admiração, mas de forma geral ele os ignorava.

Repetindo o que tenho falado direto em outro tópico, o Mutantes & Malfeitores como sistema genérico serviria muito bem para rolar uma campanha de Council of Wyrms, podendo até usar o Nível de Poder 10 (150 pontos), que é o padrão para Supers, para criar Dragões jovens, para filhotes como os da aventura, poderia se usar Nível de Poder 8 (120 pontos), o nível recomendado para Supers Teen.

Quanto ao cenário de 2010 eu ainda espero por Darksun e Dragonlance, mas também gosto da ideia de um cenário novo.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Marcelo Dior em Sex Jul 31, 2009 10:00 am

Renato de Recife escreveu:Hum, não era sessão 29? Question
Olha só, que bola fora! Corrigido.
Vocês tiraram sarro de She-ra e He-man, mas esqueceram de mencionar o Granamyr (acho que era assim), o dragão-com-balde-na-cabeça que aparecia no desenho do He-man.
Caramba, é mesmo. O dragão vermelho, com cara de velho... sempre quis saber se aqueles chifres eram dele ou do capacete. Estou tentando encontrar o áudio do urro dele há uns quinze anos.
Repetindo o que tenho falado direto em outro tópico, o Mutantes & Malfeitores como sistema genérico serviria muito bem para rolar uma campanha de Council of Wyrms (...)
Um dia eu preciso conhecer esse M&M.

Comandante
Comandante

Mensagem por ferxnomath em Sex Jul 31, 2009 5:50 pm

Renato de Recife escreveu:
Repetindo o que tenho falado direto em outro tópico, o Mutantes & Malfeitores como sistema genérico serviria muito bem para rolar uma campanha de Council of Wyrms, podendo até usar o Nível de Poder 10 (150 pontos), que é o padrão para Supers, para criar Dragões jovens, para filhotes como os da aventura, poderia se usar Nível de Poder 8 (120 pontos), o nível recomendado para Supers Teen.

PO, tava pensando isso na hora que citaram qual sistema usar! Talvez aumentando um pouco a pontuação, dando 150 pontos no NP 8 mesmo
Se eu fosse rolar uma campanha disso provavelmente eu faria um misto, os dragões no MM e os vassalos pelo 4E, tomando cuidado pra deixar os sistemas separados.

---

E gostaria de Darksun ano que vem
ferxnomath
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Arquimago em Sex Jul 31, 2009 6:51 pm

O cenário é mesmo muito interessante! Eu gostaria muito de jogar nele, porem algumas dicas, como a questão de perceber que você não é humano é outra coisa pode ser aplicada a muitos outrs monstros jogaveis do livro dos monstros.

E o vozes de fundo muito bom! Agora cenário? Não sei...

Mas sou do time do Neto, mesmo não tendo jogado muita 4ed para mim é mais um sistema. Não conheço o Saga... mas sou mais Mutantes e Malfeitores(ta um sistema que dá para jogar certinho o The Council of Wyrms! Afinal o que ja saiu de mostro bizarro em HQ's e seres super poderosos, um dragão não deve ser complicado de fazer).

Bem é igual ao meu post na pagina do episódio, só algumas ressalvas.

Eu não tinha entrado aqui antes então Renato de Recife e ferxnomath, estamos com algum tipo de influencia coletiva!

Mas eu usaria tudo no M&M deixando a 4ed bem quietinha.

Segundo Marcelo eu percebi que você começou a subir a musica cortando a discussão de depois abaixou novamente! Ia corte o rabinho do episódio e desistiu?

E terceiro, que dragão com balde na cabeça é esse?!?! Não lembro ele do desenho. Nem da Versão velha, e muito menos da nova...

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Sex Jul 31, 2009 9:47 pm

Arquimago escreveu:Segundo Marcelo eu percebi que você começou a subir a musica cortando a discussão de depois abaixou novamente! Ia corte o rabinho do episódio e desistiu?
O volume da música terminando é o final dela mesmo. Resolvi encurtar a música no final.
E terceiro, que dragão com balde na cabeça é esse?!?! Não lembro ele do desenho. Nem da Versão velha, e muito menos da nova...
Hmm.... não acho que ele tenha aparecido na série nova, mas dê uma procurada por episódios do He-Man no YouTube que uma hora você encontra um episódio com ele.

Comandante
Comandante

Mensagem por Renato de Recife em Sab Ago 01, 2009 5:23 am

Arquimago escreveu:E terceiro, que dragão com balde na cabeça é esse?!?! Não lembro ele do desenho. Nem da Versão velha, e muito menos da nova...

Taí, a versão nova do He-man até que dava um cenário legal para a 4E, especialmente se você só considerar a segunda temporada (que acho que só teve 13 episódios), na qual o Esqueleto quase não aparece e os grandes vilões são os Homens-Serpente.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por Dreamer em Sab Ago 01, 2009 3:48 pm

Olha o Granamir ae

http://bizudosmagos.blogspot.com - Jogos e Coleções

www.bazardosmagos.com.br - Tudo que o nerd precisa pra ser feliz.

Dreamer
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://rpg.revistaeras.com.br

Mensagem por Arquimago em Sab Ago 01, 2009 5:05 pm

Dreamer escreveu:Olha o Granamir ae

Nunca vi...

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Sab Ago 01, 2009 6:57 pm

Ele vivia num buraco debaixo de uma abóboda gigantesca. Era tipo um lugar proibido, ninguém podia ir, e quando os Mestres do Universo iam, tinham que passar os primeiros minutos se explicando pro Granamir antes de conseguirem alguma coisa.

Comandante
Comandante

Mensagem por Brenno em Dom Ago 02, 2009 2:48 am

Saudações,

Outro ótimo episodio do Vozes com um cenário realmente vanguardista. Sobre a aposta do vozes de fundo, pelo que andei lendo em listas as apostas maiores continuam sendo para Dragonlance (pelo aniversario) e Dark Sun (este inclusive algumas pessoas das listas gringas mencionam uns trabalhos de estudo recentes de um dos desenhistas da wizards sobre raças e classes para esta ambientação como sinal forte).

Não sei a quantas andaria a situação de um licenciamento de um Conan (creio que a Mongoose tenha os direitos ainda não?), mas a possibilidade de um cenario low magic é possivel tambem.

Aliás, tambem sou da opinião que o melhor caminho da Wizards se quiser genuinamente renovar para criar novos nichos de consumidores é oferecer novas opções ja sintonizadas com sua visão de fantasia e abandonar de vez os antigos cenários (por mim, FR nunca deveria ter sido "upgradeado" para 4E).
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Dom Ago 02, 2009 12:35 pm

Gostei muito do episódio, mas até por ter acompanhado a aventura e ouvido as considerações durante o jogo, acho que não tenho muito a acrescentar. A não ser que tenho um amigo que tem a caixa, mas NUNCA jogamos. NUNCA! E me ressinto muito por isso.

Mas adorei as considerações do futuro cenário! Eu queria muito ver uma nova versão de Dragonlance, atualizar mesmo. Minha preferência sempre foi a época da guerra da lança e posterior. Mas acho que o D&D4 pede uma mudança estrutural, e se bem feito, poderia ficar bem legal!

No entanto, se for pra ser algo diferente, gostaria de ver Dark sun. Especialmente porque ele tem esse clima de Sword and Sorcery.

Agora é só esperar o que o futuro reserva!

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Dom Ago 02, 2009 12:41 pm

Brenno escreveu:Aliás, tambem sou da opinião que o melhor caminho da Wizards se quiser genuinamente renovar para criar novos nichos de consumidores é oferecer novas opções ja sintonizadas com sua visão de fantasia e abandonar de vez os antigos cenários (por mim, FR nunca deveria ter sido "upgradeado" para 4E).
Engraçado, não achei ruim isso. Mesmo porque, se o jogador antigo quiser jogar no cenário antigo, é só usar o material que ele já possui.

Quando eu mestrava Dragonlance no 3.5, a maior parte do material que eu usava era do AD&D mesmo. E quando voltar a mestrar, agora com o D&D4, provavelmente farei algumas mudanças no cenário, como a inclusão dos novos metálicos, e possivelmente até na cosmologia, para abrigar poder primal e tudo mais.

Eu entendo perfeitamente quem reclama das mudanças. Mas é fato que a cada nova edição, as "regras do mundo" mudam. Então o cenário tem que acompanhar, não tem jeito. Eu, por exemplo, nunca gostei de Forgotten Realms no AD&D. Mas adorei o cenário de campanha do 3.0. Da mesma forma, acredito que a nova versão traga novos fãs.

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brenno em Seg Ago 03, 2009 1:39 am

DM Rafael escreveu:[Engraçado, não achei ruim isso. Mesmo porque, se o jogador antigo quiser jogar no cenário antigo, é só usar o material que ele já possui. Quando eu mestrava Dragonlance no 3.5, a maior parte do material que eu usava era do AD&D mesmo. E quando voltar a mestrar, agora com o D&D4, provavelmente farei algumas mudanças no cenário, como a inclusão dos novos metálicos, e possivelmente até na cosmologia, para abrigar poder primal e tudo mais. Eu entendo perfeitamente quem reclama das mudanças. Mas é fato que a cada nova edição, as "regras do mundo" mudam. Então o cenário tem que acompanhar, não tem jeito. Eu, por exemplo, nunca gostei de Forgotten Realms no AD&D. Mas adorei o cenário de campanha do 3.0. Da mesma forma, acredito que a nova versão traga novos fãs.

Sim, o habito tem sido esse Rafael, mas a mim não agrada mudanças no cenarios só porque ha um novo sistema e novas regras. Gosto do continuismo nas historias, de quando se vê desenvolvimento num cenário independente das regras que são usadas. Acho muito mais honesto dos designers se ao criar algo novo em termos de filosofia e gênero seguir um rumo diferente, construissem um cenario tambem inedito. Insistir na revitalização de cenarios com hetacombes cataclismicos/reformulação me parece um caminho muito pobre e ruim, pois cria guetos, da munição para flames e desrespeita toda produção de autores, escritores e fãs envolvidos com as historias do cenario, Isso tudo sem contar que para um hobby onde a inventividade e originalidade podem ser ferramentas imensas é muito limitado ficar investindo em refazer o que outros talentos fizeram.

Quanto ao que disse sobre as propostas para FR, é engraçado lembrar que a 3E nada mais é que continuidade dos metaplots da epoca do ad&d, mesmo trazendo muitas coisas novas (E olha que nem sou fanatico por FR , difente do estilo sunita ultraradical que sou quanto a Planescape, rsrsrs). Como sempre, reforço que não estou criticando sistemas X ou Y e sim a subordinação regras-cenarios.
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Seg Ago 03, 2009 6:16 am

Em todo caso, neste ponto eu concordo com você, Brenno. Apesar de gostar de ver mudanças no cenários (ou melhor, evoluções), não gosto de ver o novo cataclisma da década.

Na verdade, uma solução para Dragonlance que cheguei a pensar que seria bem interessante, era ao invés de avançar a cronologia no futuro, retroceder para época passada que nunca foi retratada, como a terceira guerra dos dragões, ou posterior. Esse é um período que sempre quis ver!

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Seg Ago 03, 2009 7:27 am

O atual staff de D&D da Wizards está 50/50 em se tratando de trazer um cenário para a 4e sem mudança alguma ou usando de um cataclismo. FR avançou 100 anos e houve uma gigantesca hecatombe; Eberron não avançou um ano, se muito, e nada mudou.

Mas o negócio é caso a caso, não vejo um padrão, uma fórmula para atualizar os cenários. Para FR, foi considerado que a ambientação tinha bagagem demais, e precisava ser renovada para agradar ao público-alvo da 4e. Eu mesmo gostei muito; mesmo sendo jogador de FR desde o AD&D, estava cansado de tudo aquilo, toda aquela gigantesca história pregressa — tanto que fui mestrar DL na 4e — e, querendo ou não, o DM se sente obrigado a posicionar sua história dentro do contexto preexistente, por motivos que já foram discutidos várias vezes, aqui e em outros fóruns.

Já Eberron não necessitou de qualquer mudança — exceto, talvez, detalhes como a colocação dos Dragonborn e dos Tieflings — logo, não houve nenhuma. Então não dá para saber o que a Wizards fará se decidir mesmo adaptar DL para a 4e. Talvez fiquemos sabendo na GenCon.

Alguém vai?

Comandante
Comandante

Mensagem por Brenno em Seg Ago 03, 2009 2:01 pm

DM Rafael escreveu:Em todo caso, neste ponto eu concordo com você, Brenno. Apesar de gostar de ver mudanças no cenários (ou melhor, evoluções), não gosto de ver o novo cataclisma da década.Na verdade, uma solução para Dragonlance que cheguei a pensar que seria bem interessante, era ao invés de avançar a cronologia no futuro, retroceder para época passada que nunca foi retratada, como a terceira guerra dos dragões, ou posterior. Esse é um período que sempre quis ver!

Puuutz, Dragonlance é um excelente exemplo de com se deve tomar cuidado com a forma de trazer mudanças e não tentar seguir o caminho mais comodo ou facil. Basta ver o eterno conflito dos fãs da Quarta e Quinta Era (Para mim , senão fossem os dragões alienígenas e o novo cataclismo tinha tudo para ser um bom recomeço...). Sua idéia se implementada seria otima Rafael, mas sabemos que em tempo algum a Wizards fara tal coisa, agora então que o numero de produtos por cenario é limitado fica praticamente impossivel e inviavel.
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brenno em Seg Ago 03, 2009 2:20 pm

Verdade... Os critério são diferentes para cada cenário, mas ha uma certa predominância de modificar cenarios (em maior ou menor grau) pela presença de novas regras. As razões para seguir ou não essa tendência ja foram postas varias vezes e cada lado tem suas justificativas. Eu considero desperdicio de força criativa, mas ha quem discorde.

No caso de FR tambem nunca fui fã da longa biblioteca de eventos, romances e material de jogo, mas quando comecei a mestrar pra valer o cenário vi que esse volume de coisas não chega ser um real impedimento se quem mestra/joga se concentrar mais nos eventos diretamente relacionados com sua região/reino por exemplo e ignorar ou minimizar o restante. Para mim pelo menos funciona bem esta condução, mas sou suspeito ja que detesto as localidades muito famosas (Shadowdale, Cormyr, Waterdeep, etc) e prefiro explorar áreas com menor atenção.

Ja quanto a um Dragonlance, preferia mil vezes que a licença continuasse nas mãos da Weiss e da Private, mesmo que fosse para atualizar para regras 4E, mas como isso não acontecera, vou ter que aguardar para ver o que os escritores vão aprontar, rsrsrsrs.
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Seg Ago 03, 2009 2:37 pm

Brenno escreveu:Ja quanto a um Dragonlance, preferia mil vezes que a licença continuasse nas mãos da Weiss e da Private, mesmo que fosse para atualizar para regras 4E, mas como isso não acontecera, vou ter que aguardar para ver o que os escritores vão aprontar, rsrsrsrs.
Não sei... não tenho opinião formada sobre isso. Basicamente porque quando o Dragonlance estava na Sovereign Press, o material descritivo era realmente muito bom. Usei vários ganchos legais do War of the Lance. Mas a parte mecânica era muito mal feita...

E para ser sincero, quero mesmo é ver uma boa adaptação da mecânica do D&D4 para o DL. O fuffy eu tenho de todas as edições anteriores. Eu sei que é meio feio dizer isso, mas é verdade.

Em todo caso, acho que o casamento perfeito seria cenário Margareth Weiss, adaptações WotC. E é por isso que não aposto em Dragonlance para 2010 Sad

DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Leandro em Qui Ago 06, 2009 10:23 am

Quase que eu não escuto esse episódio pensando ser mais uma sessão de jogo =P

Engraçado que esse episódio responde uma sugestão minha! você já tinham planejado fazer um episódio assim antes?

Gostei do episódio! estava cansado de entrevista ou sessão de jogo.
Leandro
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://pythonesco.wordpress.com/

Mensagem por Tsu em Qui Ago 06, 2009 10:29 am

eu lembro de ter lido sobre Council of Wyrms nos primeiros volumes da Dragão Brasil. Achei a idéia legal, mas na época eu abominava AD&D.

bem legal o playtest
Tsu
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://contosderpg.wordpress.com

Mensagem por Marcelo Dior em Qui Ago 06, 2009 1:15 pm

Leandro escreveu:Engraçado que esse episódio responde uma sugestão minha! você já tinham planejado fazer um episódio assim antes?
Desde a gravação sobre Darksun, planejamos gravar uma sessão falando de cada caixa básica da TSR, mas nunca determinamos qualquer ordem ou calendário. Provavelmente sua sugestão calhou com a ida do Neto à casa dos Capela, então aproveitamos para gravar sessões de jogo real além da sessão sobre a caixa-básica.

De fato, foi nossa terceira tentativa de gravar uma sessão de jogo real. A primeira, de Darksun, falhou miseravelmente devido a vários problemas de equipamento. A segunda, Star Wars Saga, ficou 50% também graças a equipamento (os mics se soltaram do computador e não vimos). Agora, já com dois jogos gravados (CoW e outro, a sair ainda em Agosto), parece que descobrimos como fazer.

A idéia é ter dois programas por semana, sempre: nas segundas, uma sessão normal do VTT, e na quinta ou sexta uma sessão de jogo real de algum jogo. Esta semana não saiu episódio porque estou enfrentando sérios problemas de hardware, mas espero corrigi-los antes do fim-de-semana, para na segunda-feira já termos a sessão 30.

Comandante
Comandante

Mensagem por Renato de Recife em Qui Ago 06, 2009 5:32 pm

cimmerian escreveu:A idéia é ter dois programas por semana, sempre: nas segundas, uma sessão normal do VTT, e na quinta ou sexta uma sessão de jogo real de algum jogo. Esta semana não saiu episódio porque estou enfrentando sérios problemas de hardware, mas espero corrigi-los antes do fim-de-semana, para na segunda-feira já termos a sessão 30.

WHAT :o Dois episódios por semana? Esquizofrenia em dose dupla? Adorei Very Happy
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Mensagem por Dreamer em Qui Ago 06, 2009 5:37 pm

I hear nerd people

http://bizudosmagos.blogspot.com - Jogos e Coleções

www.bazardosmagos.com.br - Tudo que o nerd precisa pra ser feliz.

Dreamer
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://rpg.revistaeras.com.br

Mensagem por Careca em Qui Ago 06, 2009 10:11 pm

Rapaz, quase que não ouvia esse também =/

Fiquei maravilhosamente feliz com a citação ao meu blog (que depois das aulas ficou parado e que eu preciso postar o resultado da promoção >.< )

Council of Wyrms sempre foi um dos meus cenários favoritos, mais pela idéia de se jogar com dragões do que pelo próprio cenário em si. Foi um bom podcast, mas acho que poderiam ter dado um pouco mais de detalhes legais que não foram citados nas sessões de jogo real (como mais história do cenário e dados descritivos).

Como não jogo 4e, a parte de futuros lançamentos foi quase inútil para mim, devo confessar. Porém, ainda sonho com o dia em que relançarão Mystara, este será o dia em que jogarei 4e com alegria =D
Careca
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://blogzaodorpg.blogspot.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: