Sessão 15: Cenários Contemporâneos

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Sessão 15: Cenários Contemporâneos

Mensagem por Doug Alves em Ter Fev 03, 2009 2:19 pm

Concordo PLENAMENTE com o Kaijin

Players milionarios que se cuidem hehehehee
Doug Alves
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário

Personagens milionários

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Fev 03, 2009 4:21 pm

Doug Alves escreveu:Players milionarios que se cuidem hehehehee
Putz, a Vantagem Milionário está virando uma Desvantagem!
lol!

Kaijin escreveu:Concordo com o Carlos M. que existem muitos assuntos interessantes sendo discutidos ao mesmo tempo dentro do tópico, assim fica difícil das a atenção merecida a todos eles. Very Happy

Não sei de uma solução realmente boa para esse problema, já que todos esses assuntos estão dentro da mesma sessão. A que proponho é a que uso, como nesta resposta: mudei o assunto dela. Assim, se alguém responder à minha mensagem, terá como assunto no tópico "Re: Personagens milionários".

Última edição por cimmerian em Ter Fev 03, 2009 4:22 pm, editado 1 vez(es) (Razão : ratificação.)

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Doug Alves em Qua Fev 04, 2009 10:06 am

Quantos temas ricos, lá vai OUTRA BIBLIA

Na verdade Marcelo e colegas, não é só a questão do cara ser milionario!

A questão é, no meu ponto de vista, como fazer um personagem que por algum motivo tem uma vantagem de FICHA ou de BACKGROUND, que possa facilitar a vida do grupo minorando a qualidade da história pode ser controlada caso o personagem faça mal uso dela.(ou seja a falta de bom senso).

Lembro me muito bem em uma campanha de Mage: Dark Ages na 3 edição, que eu estava mestrando para um amigo e seus colegas, alguns dele ja jogavam e conheciam o sistema, ( na epoca era novidade ). E particularmente eu tenho uma regra, jogadores vem perguntar pra mim . " Posso pegar a habilidade x , y , z?(claro sempre as mais apelativas, os antecedentes mais fodas, itens maravilhosos, e coisas do genero)" minha resposta sempre se segue " - Está em algum dos livros? Tem a regra pra usar? Então pode!" Não imponho nenhum limite, o cara quer ter um item maravilhoso de mago, um fetiche fantastico em lobisomem, um puta item maravilhoso em D&D, ótimo.
Sem divagar, voltando a narrativa, um dos caras metido a saber jogar, me resolve fazer um personagem do Coro Celestial, um templario, com um item maravilhoso, uma espada, super bam bam bam , bem e todo cheio de nobreza, titulos dinheiro etc etc etc.fantastico. Um personagem que simplesmente poderia desequilibrar minha mesa. (veja que com poder até players experientes cometem besteiras iniciantes).

Porém coisas assim custam muito caro, em WoD por exemplo, o cara usou o limite dele de -7 defeitos, e entre eles pesadelo em -2. (claro que todo player de WoD, pega pesadelo, fobia (sempre pelas coisas mais impossiveis de aparecer) etc etc.

Pois na primeira rodada de jogo, o cara acordou de manha, rolou uma falha critica no seu pesadelo, acordando dentro de um mosteiro, o cara via o crucifixo acima de sua cama sangrar profusamente, enchendo a sala de sangue, veja em tempos de inquisição o proprio jogador se afundou. Perdeu o personagem na primeira rodada de jogo, sem nem que eu tivesse que fazer força ou agir de má fé.

OK, isso serve pra jogadores menos experientes

Quando você tem jogadores experientes e ainda sim sem noção. Afinal experiencia nem sempre significa ponderânça, como fazer para manter esses caras na linha.Sem que eles percebam que vc o está podando.

Primeiro , vejo que, player experientes estão mais acostumados a ganhar,mais do que perder coisas.

Portanto faça com que ganhem coisas que atrapalhem suas vantagens ou que as minorem caso sejam background, um nobre tem que atender a varios compromissos, para manter sua importancia, ora um nobre que não aparece a nenhuma noite de gala, seja ele na renascença ou na idade das trevas nunca vai ser lembrado em nada importante, logo fica fora das decisoes da nobreza e pode chegar a ser esquecido e por ai vai,

A questão dos itens maravilhosos tb se aplica, fazer com que um item nao funcione uma vez em função de determinada situação é viavel, mas como ja foi dito, se for repetido , alem de parecer má vontade do mestre, desestimula o jogador que gastou tempo criando ou juntando o que era necessario para te-lo.

Melhor, faça com que ele dose o uso, ora a espada aprisionadora de almas, do guerreiro foi feita com o intuito de que o mago que a criou, volte a vida como um lich assim que ela tiver um numero x de almas capturadas, ou que determinado fetiche utilize diretamente a vida do totem da matilha por algum motivo. Faça o personagem se perguntar se o CUSTO de usar aquela MARAVILHA que desequilibra a mesa vale a pena.

Bem´são algumas ideias , podem ser apenas devaneios de um louco, mas algumas se mostraram bastante uteis em mesas, e que continue a discussão
Doug Alves

Ver perfil do usuário

Mensagem por Arquimago em Qua Fev 04, 2009 11:15 am

MUito interessante, o problema é se os jogadores acharem ruim dsse novo equilibrio em jogo. Como se por ter pago os pontos ele pudesse abusar.

Dai o melhor é converssar, havisar antes o jogador, mesmo que seja dentro do jogo.

E também entre na questão do csra ser um bom jogador! O que poderia ser o tema de podcast.

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Doug Alves em Qua Fev 04, 2009 11:33 am

Mas ai é que está a beleza , no meu ponto de vista arquimago.

Você NÂO EQUILIBROU O JOGO, a vantagem do item ainda está lá o jogador ainda pode usar dele indiscriminadamente. se os outros jogadores ou eles mesmo acabarem sofrendo as consequencias, pelo mau uso, acontece ele escolheu usar a vantagem seja ela qual fosse.

Lembro tb de um jogo de D&D que eu jogava, que o clérigo tinha uma espada MUITO ANIMAL,item inteligente, e ela praticamente resolvia todos os combates. num determinado momento o mestre vendo isso, chegou numa sessão e nos descobrimos que a espada era inteligente pq o espirito de uma feiticeira boa, estava presa a arma, e que toda vez que a arma machucava ou matava alguem, aquilo fazia mal ao espirito da moça psicologicamente, ELA ESTAVA MATANDO AQUELES SERES, ou pessoas.
O jogador do clerigo, na epoca, comprou outra espada, e parou de usar a espada magica animal e por muito tempo, fikou sem usa-la, por esse motivo, tanto que em determinada batalha o mestre fez a espada pedir a ele que a usasse ou do contrario teriamos realmente perdido, e nessa batalha em particular a espada estava ainda mais forte, pois o espirito dentro dela estava fortalecido pela falta da constante tentativa de manter a sanidade. veja foi a opção do cara, certamente se ele a usasse ainda sabendo disso constantemente, quem sabe o esperito da moça nao ficasse louco por sangue e passasse a forçar o clerigo a usa-la , sempre e mais e mais mais

entende, não é questão de equilibrar

É questão de fazer o personagem ENTENDER o que está na mao dele .

Abraços , e continua a discussão
Doug Alves

Ver perfil do usuário

Mensagem por Arquimago em Qua Fev 04, 2009 12:05 pm

Entendo, a historia fica legal, e como o jogador pode continuar normal o jogo sem ser penalizado, acho que deixa todos felizes.

Quando eu li seu post eu tinha entendi em ferrar o cara, sabe trocar um abuso do jogador por uma punição.

Mas deixando no equilbrio concordo com você, reservar para o momento certo "o desequilibrio criado pelo jogador".

Como jogador gostei da sua solução, mais ficaria muito bravo se perdesse do nada o item ou ganhasse um tipo de "vingança do mestre", só porque usei o sistema de outra forma.

E como mestre realmente é preciso equilibrar o jogo, só e preciso fazer isso de forma diplomatica e interessante para mesa e para historia.

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Leandro em Qua Fev 04, 2009 11:09 pm

Vou ignorar todos os outros comentários rs. Como esse pessoal gosta de escrever!

Tenho uma pequena “reclamação” sobre esse podcast, eu acho que vocês demoraram de mais para entrar realmente no assunto, teve minutos que eu queria que o podcast realmente entrasse no assunto, mesmo quando os comentários sobre outras coisas "aleatórias" me faziam rir e pensar.

Eu ia escrever um monte de coisas que não estou com vontade agora, mas me pareceu que vocês quiseram juntar o tipo podcast divertidinho (os 45 primeiros minutos) e o informativo (os outros 70 minutos), penso até que vocês estão “perdendo” tempo de mais lendo muitos comentários.. ou talvez a forma de ”ler e analisar” os comentários de vocês sejam muito demorados, acredito que vocês poderiam agilizar isso mais um pouco, agilizar essa parte dos comentários e também a parte do que cada um fez na semana.. que as vezes eu acho sacal de ouvir.
Leandro
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://pythonesco.wordpress.com/

Mensagem por Netão em Qua Fev 04, 2009 11:32 pm

Engraçado Leandro, nós discutimos exatamente isso na gravação de hoje.

A verdade é que você acertou, nós tentamos fazer a primeira metade do podcast algo descontraído, sem entrar no tema, e na segunda metade o tema propriamente dito.

Fazemos isso para que o podcast não seja uma palestra, ou algo maçante de se escutar (e o Marcelo adora falar o que ele fez na semana lol! ) e eu particularmente gosto de ler os e-mails dos ouvintes.

Como uma dica, o Marcelo coloca sempre na shownotes uma entrada com "Apresentando o tema". É nesse tempo que começa o assunto.

Então, se você não quizer escutar as bobeiras que nós fazemos e falamos, pula direto para essa parte.

Nós ainda estamos discutindo o formato do podcast, e comentários como esse que nos norteiam para onde temos que ir,
Netão
Lorde Almirante (Admin)
Lorde Almirante (Admin)

Ver perfil do usuário http://tpk.tpkbrasil.net

Mensagem por Leandro em Qua Fev 04, 2009 11:49 pm

E ae Netão beleza? O negócio é que a primeira parte não é totalmente perda de tempo, vocês colocam coisas bem legais no ar, só que eu baixei o podcast esperando escutar sobre Cenários Contemporâneos, fui escutando até a casa de um amigo, mais ou menos 50 minutos, e o assunto só foi realmente começar pouco antes de eu chegar lá! rs

Eu sempre baixo antes da shownotes aparecerem mesmo, e tipo que no meu mp4 é uma merda para escutar arquivos grandes, pois se ele desligar ele volta do começo do arquivo e não da onde parou, então eu tenho que ficar uns 5 minutos apertando um botão para passar 1 hora do podcast, por isso eu sempre escuto na ordem.

Mas tudo bem, se esse é o planejamento de vocês, um podcast grande e dividido entre divertido e informativo, vocês estão acertando!

Eu gostei bastante do assunto e de como vocês trataram sobre as peculiaridades dele, só uma coisinha nas mesas que eu joguei e que o jogo se passava na mesma cidade os jogadores nunca tentaram ir onde estávamos jogando, mas tosqueira não é o que falta.

Como vocês disseram em um podcast passado, a primeira mesa de vampiro sempre é traumatizante, junta isso com a primeira vez jogando em um cenários contemporâneo depois de anos jogando D&D! foi uma das coisas mais bizarras que eu já vi.
Leandro
Subtenente
Subtenente

Mensagem por Arquimago em Qui Fev 05, 2009 10:07 am

Eu gosto do formato atual! Dá entreter e também aprender.

A unica coisa que acho que podia mudar é colocar um som para dizer, o tema realmente começa e na apresnetação do podcast na pagina, na parte onde tem os minutos com cada tema(dsicriminação dos minutos) colocar lá também, esse haviso.

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Azul84 em Qui Fev 05, 2009 10:50 am

Doug Alves escreveu: Outra coisa como arquiteto quase não tem o que fazer na vida, tem um livro vou lembrar o nome e postar aqui Marcelo,e galera, que demonstra toda o contexto urbanistico de Gotham City , que é baseado na cidade de Chicago (claro que os caras viciados em quadrinhos já sabiam disso)
Enquanto viciado em quadrinhos, eu sou obrigado a dizer que não necessariamente. Apesar da cidade do Uomo-pipistrello (:lol:) ter também muitos elementos de Chicago (principalmente nas influências do estilo art deco que é misturado com o estilo gótico), a principal inspiração dela é Nova Iorque – por exemplo, em uma edição de Homem do Pântano, o Alan Moore conta a história de Gotham de maneira praticamente igual à história de Nova Iorque com nomes alterados. Claro que depende muito de qual Gotham estamos falando, já que tudo muda dependendo de quem está escrevendo/desenhando a história - só pra citar exemplos dos filmes: nos do Nolan, Gotham, sem sombra de dúvida, é Chicago assim como ela é Nova Iorque nos do Burton – e onde ou o que se passam nos filmes do Schumacher é um segredo desconhecido até por Vecna.

Uma idéia alternativa pra equilibrar a quantidade de aventuras solos bem mais simples do que fazer uma aventura solo para cada jogador ou colocar todos os jogadores na aventura solo de um deles (apesar de, provavelmente, não ser tão divertido quanto a última) é narrar uma aventura só para todos os outros jogadores. Supostamente, se um dos personagens está indo visitar a irmã, os outros personagens continuam no lugar de sempre com os mesmos problemas de sempre e o tempo não para enquanto o personagem está fora – a não ser que você esteja jogando C°ntinuum. Basta fazer uma aventura normal para o resto mantendo o ritmo da campanha e sem precisar se preocupar com o desequilíbrio de XP. Apesar de ter um determinado “custo” para o jogador já que ele “perde” (a propósito, eu perdi o jogo enquanto fechava essas aspas) uma parte da história – embora os outros jogadores, inevitavelmente, vão contar tudo o que aconteceu para ele – ele ganha isso de volta com um desenvolvimento maior do seu personagem.
Azul84
Civil
Civil

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Qui Fev 05, 2009 12:46 pm

Arquimago escreveu:A unica coisa que acho que podia mudar é colocar um som para dizer, o tema realmente começa e na apresnetação do podcast na pagina, na parte onde tem os minutos com cada tema(dsicriminação dos minutos) colocar lá também, esse haviso.

Já fazemos isso. Em todas as shownotes há uma indicação de "apresentação do tema"; é ali que a parte principal da sessão começa. Naquele ponto do arquivo mp3 há uma vinheta como a de abertura, um tipo de segundo começo.

Comandante
Comandante

Mensagem por Arquimago em Qui Fev 05, 2009 8:33 pm

Nossa, nunca percebi... bem fazer o que... :twisted: silent tongue drunken Sleep :lol:

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Leandro em Sex Fev 06, 2009 10:46 am

Só um adendo: Eu achei sofrível a vinheta da seção de cartas!! silent

Tipo que a música tema do podcast toda animada e colocam aquilo como vinheta?? Suspect

Nota: De vez em quando eu me pego cantarolando a música temo do Vozes.
Leandro
Subtenente
Subtenente

Mensagem por Marcelo Dior em Sex Fev 06, 2009 11:13 am

Leandro escreveu:Só um adendo: Eu achei sofrível a vinheta da seção de cartas!! silent

lol! Eu não estou muito satisfeita com ela, e ando procurando por outras no freesoundproject. Mas você vai ter que amargar com ela por mais algumas semanas, porque já temos duas sessões gravadas. Wink

Comandante
Comandante

Mensagem por Doug Alves em Sex Fev 06, 2009 11:16 am

FOCO FOCO FOCO hauhauhauahauahuah
Doug Alves

Ver perfil do usuário

Sobre o podcast

Mensagem por Tsu em Sex Fev 06, 2009 9:13 pm

"Leandro escreveu:
Só um adendo: Eu achei sofrível a vinheta da seção de cartas!! "

eu também...é um barulho esquisito.

Ah, não tenho nada contra vcs ficarem falando sobre a vida de vcs e coisas descontraídas no começo do podcast. Eu me divirto bastante.
Levo uma hora e meia (ou mais) para sair de casa, enfrentar o transito caotico de sp para chegar em algum lugar.
Tsu
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://contosderpg.wordpress.com

Cenários Contemporâneos x Vinheta da Sessão de Cartas.

Mensagem por Lauriston em Sab Fev 07, 2009 8:33 am

De qualquer forma é interessante notar como é fácil sair do foco. Até mesmo em um fórum, onde a conversa não é tão dinâmica. O tópico é sobre Cenários Contemporâneos e já estão discutindo a vinheta da Sessão de Cartas. Eis uma prova! Hehehe.
Lauriston
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por nerdcore em Sab Fev 07, 2009 4:47 pm

ouvi um "pod" bem legal sobre d20 modern, é do "RPG Objects" mas não lembro qual o número (é um dos primeiros acho que o 6 ou o Cool, que conta uma campanha de fuga da prisão, o bacana da campanha é que eles propunham um "pivetômetro" que media o indice de marginalidade da party depois da fuga inical, quanto mais malacagem eles realizam mais radom enconters com a polícia eles tinham, mas haviam alternativas para reduzir o íncide, tal como mudar constantemente de esconderijo, suborno e etc, ou seja a campanha, além da história principal (que não me lembro qual), tinha um desenvolvimento paralelo que era altamente influenciado pelas ações dos PC's. Quem tiver curiosidade eu recomendo o escutar este "cast".
nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário http://nerdcore-dnd.blogspot.com/

Mensagem por Marcelo Dior em Sab Fev 07, 2009 5:31 pm

nerdcore escreveu:Quem tiver curiosidade eu recomendo o escutar este "cast".
Dê o link aê!

Comandante
Comandante

Mensagem por nerdcore em Sab Fev 07, 2009 6:08 pm

cimmerian escreveu:
nerdcore escreveu:Quem tiver curiosidade eu recomendo o escutar este "cast".
Dê o link aê!

ai vai o link:

[url]http://www.rpgobjects.com/index.php?c=news&o[news_id]=409[/url]

Se der pau me avisem
nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Mensagem por Marcelo Dior em Sab Fev 07, 2009 6:20 pm

nerdcore escreveu:ai vai o link:
[url]http://www.rpgobjects.com/index.php?c=news&o[news_id]=409[/url]
Se der pau me avisem

O link tá funcionando de boa. Vou ouvir hoje à noite.

Última edição por cimmerian em Sab Fev 07, 2009 6:20 pm, editado 1 vez(es) (Razão : correção do português)

Comandante
Comandante

Mensagem por nerdcore em Sab Fev 07, 2009 7:26 pm

apesar de não curtir muito cenários contemporâneos, gostei muito do conceito e das mecânicas desta campanha crimonosa!

Praticamente o jogo simulava a AI do submundo e da polício em função das suas ações
nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Mensagem por Chico em Qui Fev 12, 2009 12:19 pm

Ouvi o episódio assim que saiu, mas essas "férias" mais do que corridas só me permitiram comentar agora!

Esse episódio abordou um problema atual da minha mesa de GURPS Supers (que apesar de não se encaixar exatamente no tema, têm várias coisas em comum): a questão da liberdade desenfreada na criação de personagens.
Os históricos dos heróis são tão distantes uns dos outros, que em quase um ano de jogo, apenas dois players estão agindo em conjunto. Ainda assim, é por causa de uma instituição (equivalente à S.H.I.E.L.D.), para a qual ambos trabalham; não pelas motivações dos personagens.

Vocês deram ótimas dicas, na minha opinião, pena que o GM não gosta de podcasts sobre RPG (aliás, vocês devem se lembrar dele, é o Nikolas Zetouni, criador de Grand City).

Sobre os personagens milionários, eu estou interpretando um nesta campanha mesmo. E lá vai uma dica para os mestres, ou para jogadores : nunca deixem seus players serem donos de empresas com uma série de empregados. A menos que você vá permitir o abuso da riqueza, é uma péssima idéia, pois todo o tempo gasto em transações financeiras, ou negociações, pode ser resolvido com um telefonema para seu assistente de finanças. Sim, meu personagem já fez isso algumas vezes. Não, eu não abuso disso. Felizardo Xorn tem amor suficiente ao seu dinheiro para não sair por aí comprando um arsenal de lâminas mono-fios! (Sim, o nome dele é patético!)

Bom, hoje em dia estou meio parado nessa campanha, por conta de uma outra personagem que aprisionou o Felizardo em uma nave-mãe metaliana. Mas volto para relatar se o episódio surtiu algum efeito na mesa.

'later!
Chico
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Coiote em Sex Fev 13, 2009 5:55 pm

Na campanha de Cthulhu que eu jogo nós corremos o risco de cair no problema do grupo (modelo de passarela + leão de chacara+ espirito de monge preso em armadura infernal). Nós escapamos deste problema porque a primeira cena se passou quando os personajens estavam por diferentes motivos na biblioteca da universidade e presenciaram indiretamente( ninguém viu nada realmente) roubo/assassinato/situações aparentemente impossiveis. Após isso uma série de acontencimentos começaram a ocorrer em torno dos perssonagens. Serem vigiados, recados na secretaria eletronica que foram ouvidos por outra pessoa, lixo vasculhado. No final o medo de que alguma coisa estivesse tentando descobrir o quanto eles sabiam do ocorrido na biblioteca e a impossibilidade dos perssonagens de falar/entender o que eles tinham presenciado na blibioteca foi fazendo que pouco a pouco eles fossem se aproximando.
É bom salientar que é necessário boa vontade por parte dos jogadores para funcionar. Mas com o meu grupo funcionou perfeitamente.
Outra coisa que ajuda bastante é se as aventuras forem espassadas no tempo de campanha. Em anos ou meses. Fica mais aceitavel e menos liga da justiça.

Bem é isso. De resto Parabéns pelo podcast. Realmente MUITO bom. Abraços
Coiote
Civil
Civil

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: