Sessão 26: PdM - Protegido do Mestre

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sessão 26: PdM - Protegido do Mestre

Mensagem por Marcelo Dior em Dom Jun 14, 2009 11:09 pm

Segunda parte da conversa sobre NPCs (ou PdMs), bem aqui.

Apesar de termos falado que iríamos publicar o último conto lovecraftiano do Lauriston neste episódio, o tamanho final em minutos tornou isso impraticável. Vamos guardá-lo para outro episódio regular. Mas fiquem atentos para o lançamento do conto "Dagon" ainda esta semana, na voz magistral de nosso amigo de Maranguape.

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Re: Sessão 26: PdM - Protegido do Mestre

Mensagem por Renato de Recife em Seg Jun 15, 2009 8:57 am

Eu detesto esse lance de "diálogo entre PdMs" Frenzied quando sou jogador e o mestre começa com essa palhaçada eu me levanto e vou ao banheiro, vou comer ou beber alguma coisa, começo a folhear algum livro ou revista, enfim vou fazer qualquer outra coisa mais útil ou interessante.

Ainda mais odioso é quando o mestre começa a descrever uma ação de um PdM, para mostrar como ele é heróico e poderoso, enquanto os jogadores ficam sentados ouvindo o quanto o PdM é legal Furioso se o mestre faz isso a 1ª vez eu faço questão de demonstrar o meu tédio com a situação (repetindo os compotamentos do diálogo entre PdMs), se fizer a 2ª vez eu simplesmente não apareço mais na sessão.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Allian em Seg Jun 15, 2009 11:03 am

sempre tive problemas com "mestres-jogadores". é um saco mesmo.
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por BIG em Seg Jun 15, 2009 8:09 pm

Bom, como eu acabei de postar lá no site, eu gosto muito desse recurso estilistico de narrar diálogos entre PDM's. Agora que o Marcelo deu umas idéias, passarei a deixar esse tipo de recurso para discussões realmente importantes, nas quais os players poderão adquirir informações cruciais para a aventura ou para a compreensão de um PDM em particular.

(Eu devo ter dado sono em muita gente sem saber... ¬¬)

Mas a questão é mesmo conhecer seus players; Os meus pegam logo a deixa e intervém na bagaça, só dá tempo de uma frase pra cada PDM! (em suma, eles são uns 'barraqueiros' Very Happy )

Quanto à PDM's inuteis em combate, minha maga Reveka (é, tirei de Magic The Gathering!) é uma piromaníaca destrambelhada, maga do fogo e louca de pedra. Peça a ela pra acender uma fogueira e ela:

"- BOLA DE FOGO!!!"

Impagável! Meus players odeiam montar acampamento com ela por perto! Very Happy
BIG
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário http://www.zinezuada.wordpress.com

Mensagem por Paulo Antunes em Seg Jun 15, 2009 10:36 pm

Eu adoro interpretação em primeira pessoa, mas com mestre/jogador. Se ficar mestre/mestre, pra mim é princípio de esquizofrenia. Talvez dois PdMs possam trocar duas palavrinhas para manter o clima de imersão da partida, mas trocar diálogos inteiros enquanto os PCs comem pipoca, é de mandar internar.

E o exemplo da recepcionista do hotel me fez lembrar do meu personagem de Aberrant mais antigo, o Wired (imaginem o vocalista do Green Day com super-poderes), um controlador de máquinas e computadores pra lá de canastrão e bom de lábia. Numa certa aventura, os nossos PCs que são do T2M (supergrupo oficial do mundo de Aberrant, que pode atuar em todo planeta e tem mais filiais que o McDonalds), se encontraram com duas gostosas de um grupo regional chamado (já traduzindo) Luzes do Norte, que atua nos países nórdicos e Holanda. São até personagens descritas no livro, como a Freya e a Lightning. Acontece que o Luzes é um grupo famoso por só ter gente bonita, sorriso Colgate, Mega-Aparência. Meu personagem, já querendo dar uma ajudinha pro seu amigo bobão, o Superman do grupo, vai lá, senta na mesa das duas e puxa um papo com elas. Pra resumo de conversa, até hoje, cada um de nós namora com uma. Eu pego a Lightning e o Super pega a Freya, e as duas são parte da campanha e sempre aparecem como as nossas "patroas". Não vai demorar muito pra rolar casório... hehehe! O lance legal do mestre for ter feito a Lightning ser tão porralôca quanto o Wired.

Tem um desenho dos dois mais recente aqui: http://antunesrj.deviantart.com/art/Wired-and-Lightning-97622253

Uma pena que a periodicidade dessa mesa seja tão errática. Mas taí, um exemplo de PdM enfeite, que acaba virando peça importante.

T+

"So which of the Latin countries are you from:
the one with the civil war, the one with the
cocaine, or the one with the fancy hats?"
Stewie Griffin (Family Guy)
Paulo Antunes
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário http://www.godmodepodcast.com/

Mensagem por Allian em Ter Jun 16, 2009 8:10 pm

ainda to ouvindo o episodio, mais pra variar vou registrar algo aqui que eu fiz e deu certo pra caramba, falando a respeito do personagem do mestre.

quando eu estava no rio de janeiro, aconteceu de eu querer muito jogar uma aventura de D&D mais estava formando um grupo de, pra variar, novatos. o que eu fiz foi o seguinte: um dos jogadores ficou de líder do grupo. embora ele ainda fosse nível 3, eu dei a ele gratuitamente o feat Liderança, do D&D 3.5. obvio que eu consultei todos antes e ninguém foi contra a idéia, pra depois não surgir ciumes. ele era um paladino de St.Cuthbert e eu fiz um clérigo nivel 1 aprendiz de St.Cuthbert sobre a tutela dele, com o paladino dando ordens e tudo mais. eu simplesmente tomei cuidado de não fazer o pdm "pensar". ele tinha uma personalidade meio tímida e com isso ele tinha medo de divulgar sua opinião, temendo estar errado. deu maravilhosamente certo, ele serviu como o quarto personagem do grupo (que só tinha 3) e veio a dar umas cenas de comedia otimas! não chegou a ser forte e mesmo assim eu pude "jogar", por assim dizer. eu simplesmente fiz uma build full magias de proteção e convertia pra cura no meio do jogo. como ele não lutava, não tinha perigo de eu antecipar o movimento dos oponentes e etc.

chegamos até o nível 14 e o aprendiz ficou em nível 12, que inclusive acabou sendo herdado mais pra frente por um jogador que quis jogar conosco.

ps.: E VIVA O FIZBAN /o/
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Arquimago em Qui Jun 18, 2009 9:05 pm

Mestre começo de carreira, com um livro do jogador na mão 3.0, e um programa oficial de fazer fichas(em inglês)... bem queria tanto jogar quanto mestrar...

Acho que foi uma dos minhas melhores estudos de matematica, como não sabia da formula de tirar 10 do atributo e dividir o resto para ter o modificador, eu fiz uma tabela mão a lapís o do numero X(não lembro o atributo maximo que tinha nos livros basicos) até o 100... é o cara tinha 100 em todos os atributos, e todas as classes nivel 20(sim, imprimi a ficha mostro usando o programa), tenho a prova do crime até hoje.

E para completar ele tinha um castelo abarrotado de itens magicos. Mas para não viajar tanto(?!?! Rolling Eyes ) Não lembro onde mas tem uma luva que deixa os itens minisculos para você ficar carregando eles na luva.
Transformei ela em um artefato(cara na época eu só imaginei, não sei se me preocupei em explicar assim tão bem e nas mecanicas(tirando o calculo do atributo, claro, e da ordem das classs que pegaria já que monge e paladino você não pode ficar fazendo multiclasse livre) que tinha um tipo de teletransporte, ou seja o que tinha no castelo ele tinha na mão, ou seja tudo...

Só eu já fiz algo tão... combado.

Posso dizer que não fiz nenhum PNJ/PdM que era eu, ou como o marcelo enfrentou sem ficha(jogo de super, era isso? que quera para provar como o cara lá chato o jucemar queria que tu mestrasse marcelo). Mas esse ai chegou perto...

A intensão (e depois esquecem que de boas intenções o inferno está cheio...) era dar poder aos PJ's faze ralguem legal para seguir, adimirar, mas não deixar a porteira aberta...

Preciso falar a reação do grupo? borg 1 Borg 2 Frenzied Reaper Multidão chainsaw

Mas tirando isso acho que não tive problemas. Só o de conversar comigo mesmo, mas bem pouco, acho isso valido mas como disse o Big em ocasiões BEEEEEEEM especiais. Fiz isso muito pouco, nem lembro de exemplos...

No mais o que achei bem importnte foi a questão da função e saber mudar ou manter ela, era algo que não sabia, como algo estrutural. Agora ficará mais facil criar e manter campanhas.

Acho que só isso... Rolling Eyes

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Qui Jun 18, 2009 10:48 pm

Tinha algumas coisas que eu queria falar sobre o uso de PdMs estrelinhas, mas não quis interromper ninguém durante a gravação (estou começando a conseguir) e depois me esqueci. Na hora da edição eu fiquei "d'oh! Tinha que ter falado isto, e isso, e aquilo!". Já houve uns comentários interessantes, meio sobre o que eu queria falar, vou tratar mais disso assim que voltar de viagem.

Ah, e não se preocupem. O episódio da semana que vem já está pronto. Será um actual gameplay. (Isso é que é um tease, né não? Big grin )

Comandante
Comandante

Mensagem por Arquimago em Sex Jun 19, 2009 8:04 am

Sim!!!!

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Romani em Qua Out 28, 2009 3:59 pm

Opa, fala pessoal! Meu nome é Rodrigo Marini "Romani" e sou um ouvinte recente do Vozes da Terceira Terra. No podcast que escutei de vocês sobre PDMs peguei algumas dicas bacanas que pretendo aplicar em minha mesa, e ainda me lembrei de um "esqueminha" que aprendi com um mestre de Sampa, o Leandro da Confraria das Idéias no curso de Live Action, que pode ser usado para qualquer RPG de mesa. Este esquema próximo do método dele para criar um PDM:

1) Pense rapidamente no PDM. pense em pelo menos uma característica marcante (Uma cicatriz, um tique nervoso ou mesmo um distúrbio psicológico - algo bem próximo do método do Rodolfo).

2) Pense em três caracteristicas marcantes de seu passado.

3) Pense em dois ou três objetivos condutores para o PDM.

4) Pense em dois ou três metas para o PDM.

5) Pense num nome para ele, e também em linhas de relação para com um ou mais personagens jogadores (se for necessário para a aventura).

Pronto, com este pequeno guia você consegue desenvolver facilmente o seu PDM, espero ter ajudado.

Abrs

Romani

Romani
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Qua Out 28, 2009 6:17 pm

É um esquema muito bom para se ter no caderno de aventuras e usar na hora de criar um NPC mais importante.

Dica anotada!

Comandante
Comandante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: