experiencias com novatos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

experiencias com novatos

Mensagem por Allian em Seg Jun 08, 2009 10:40 am

estou começando a redigir meus textos para o novo blog, e embora eu tenha até bastante assunto ja pra pensar, queria saber de vocês. quando vocês mestram ou jogam junto com novatos nas mesas, que tipo de duvidas costumam aparecer em que tipo de jogo/sistema? o que vocês vêem como uma dificuldade geral entre os novatos? ou até mesmo experiencias que vocês tiveram quando começaram?

to pensando num tutorial "faça você mesmo um grupo!" =P
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Re: experiencias com novatos

Mensagem por Marcelo Dior em Seg Jun 08, 2009 11:07 am

O problema que vejo com novatos na verdade é com os jogadores experientes que participam do jogo para o(s) novato(s), e também no DM: jogadores experientes querem ajudar e acabam atrapalhando, porque afogam o novato com um monte de dicas, regras, combos e sem querer também acabam pressionando-o o novato para fazer roleplay.

Como regra geral, eu peço para um único jogador experiente, em quem eu confie, para ficar ao lado do novato ajudando-o com as regras de seu personagem — e só de seu personagem — e somente quando elas aparecem, do tipo "esse seu poder aqui é muito legal para a situação em que estamos agora, porque ele faz isto, isso e aquilo". Sempre escolho um jogador veterano que seja 1. muito paciente e até mesmo fale com calma, tenha uma personalidade tranqüila; 2. conheça as regras (ou ao menos as regras para o personagem do jogador novato) muito bem. Mas não o deixo como o tutor do novato em tempo integral, somente nos períodos em que minha atenção está voltada para os outros jogadores.