experiencias com novatos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

experiencias com novatos

Mensagem por Allian em Seg Jun 08, 2009 10:40 am

estou começando a redigir meus textos para o novo blog, e embora eu tenha até bastante assunto ja pra pensar, queria saber de vocês. quando vocês mestram ou jogam junto com novatos nas mesas, que tipo de duvidas costumam aparecer em que tipo de jogo/sistema? o que vocês vêem como uma dificuldade geral entre os novatos? ou até mesmo experiencias que vocês tiveram quando começaram?

to pensando num tutorial "faça você mesmo um grupo!" =P
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Re: experiencias com novatos

Mensagem por Marcelo Dior em Seg Jun 08, 2009 11:07 am

O problema que vejo com novatos na verdade é com os jogadores experientes que participam do jogo para o(s) novato(s), e também no DM: jogadores experientes querem ajudar e acabam atrapalhando, porque afogam o novato com um monte de dicas, regras, combos e sem querer também acabam pressionando-o o novato para fazer roleplay.

Como regra geral, eu peço para um único jogador experiente, em quem eu confie, para ficar ao lado do novato ajudando-o com as regras de seu personagem — e só de seu personagem — e somente quando elas aparecem, do tipo "esse seu poder aqui é muito legal para a situação em que estamos agora, porque ele faz isto, isso e aquilo". Sempre escolho um jogador veterano que seja 1. muito paciente e até mesmo fale com calma, tenha uma personalidade tranqüila; 2. conheça as regras (ou ao menos as regras para o personagem do jogador novato) muito bem. Mas não o deixo como o tutor do novato em tempo integral, somente nos períodos em que minha atenção está voltada para os outros jogadores.

Se o grupo inteiro é de novatos, o DM costuma ser o problema: quase todos os DMs que já vi lidando com novatos fazem uma palestra de duas horas sobre as regras antes de começar o jogo, e isso deixa os novatos entediados. Eu mesmo já cometi esse erro; hoje sei que você precisa começar com regra alguma, e ir explicando as regras à medida que elas aparecem, e somente se elas aparecerem naquele jogo. Eu sempre volto para as fichas do D&D da Grow e como aquela primeira aventura, a Dungeon de Zanzer, ensina as regras para os novatos. É brilhante: a situação seguinte sempre acrescenta uma nova regra, geralmente uma que dependa de ter aprendido a anterior.

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Kieran em Seg Jun 08, 2009 4:35 pm

Hum... agora você me fez lembrar da última mesa que eu mestrei com novatos. Eram mais novatos do que veteranos (3 e 2 mais precisamente). Tomei alguns cuidados, para não assutar os jogadores com o monte de informações que geralmente se deposita em cima deles. Não que eles sejam regras, mas funcionaram bem nessa mesa:

1. Deixei os veteranos encarregados de ajudar com as regras na montagem do personagem, deixando bem claro que era para deixar o pessoal livre para escolher o que quisesse. A função deles era apenas esclarecer dúvidas;
2. Tomei o cuidado de deixar a classes mecanicamente "mais complicadas" (conjuradores por exemplo) para os dois jogadores mais experientes. Não preciso dizer o quão mais dinâmico ficou o jogo, sem as paradas excessivas para consultar regras de magia, efeitos, etc;
3. Diminui a quantidade de inimigos por combates, tornando as batalhas um pouco mais frequentes, fazendo com que o pessoal pudesse por em prática mais vezes o que tinham aprendido;
4. Usei a estratégia de pontos de experiência durante a interpretação, tornando a aventura mais interessante do ponto de vista de quem está começando;
5. Mudei, alterei, ignorei regras e peculiaridades do sistema, que ao meu ver, na ocasião, só poderiam confundir mais ainda quem estava começando.

É claro que eu não vou citar casos específicos (tentei ser o mais geral possível), mas acho que dá pra ter uma ideia de onde eu quis chegar: um jogo mais dinâmico e interessante, mostrando que o RPG não era um bicho-de-sete-cabeças e que era possível se divertir. O mais legal é que os dois jogadores experientes pegaram os espírito da coisa e entenderam porque que eu fiz certas coisas "que não estavam no livro".
Kieran
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://obosondehiggs.wordpress.com

Mensagem por Renato de Recife em Ter Jun 09, 2009 7:28 am

Quando tem algum novato na mesa, eu geralmente sou o escolhido para ensinar o básico do sistema, segundo meu grupo eu sou o único que tem um mínimo de didática (o que é engraçado, porque todos temos formação como professores e eu fui o único que desistiu da profissão).

Eu geralmente começo falando sobre o cenário/estilo que vamos jogar, usando exemplos de filmes, séries e livros, tipo Senhor dos Anéis para Fantasia, Supernatural para Horror e Star Trek para Ficção Científica, a partir daí vejo com qual tipo de personagem o novato quer jogar e vou ajudando-o a preencher a ficha.

A própria ficha de personagem geralmente é uma boa ferramenta para entender o jogo, a media que o novato vai preenchendo-a você vai dando explicações bem básicas de como tudo funciona.

Se eu for o mestre e tiver oportunidade, marco um dia só com o novato para fazer a ficha, ou marco com ele entre 2h e 3h antes da sessão.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Allian em Ter Jun 09, 2009 9:13 am

ok, deu pra entender como vocês lidam com novatos, mais que tipo de duvidas os novatos costumam manifestar?
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Jun 09, 2009 9:52 am

Allian escreveu:ok, deu pra entender como vocês lidam com novatos, mais que tipo de duvidas os novatos costumam manifestar?
Só posso falar de minhas experiências pessoais, mas acho que é isso que quer, não? Bem, se o cara vem dos videogames, ele costuma ficar bem à vontade com D&D e Star Wars Saga, uma vez que os MMOs inspiraram-se pesadamente nesses tipos de RPG. Se o cara nunca jogou nada, ou só conhece jogos de tabuleiro, ele nunca sabe o que pode fazer, sempre acha que deve esperar seu turno para falar alguma coisa, e fica muito inseguro a respeito de quanto seu PC pode andar, qual os tipos de ações pode realizar. Parece esperar que o GM lhe diga que deve rolar a perícia X ou o ataque Y "agora!". Ou seja, não sabe por onde começar, o que fazer, com aquela montanha de informação na ficha, e precisa que lhe digam até quando seu PC deve falar.

Veja o verbo que usei: deve falar, não pode falar. Para o novato, as regras lhe dizem até se ele deve se pronunciar ou não. Mas eu já tive um jogador de Lineage II que queria saber qual era o power card que lhe permitia usar a função "chat"...

Comandante
Comandante

Mensagem por Allian em Ter Jun 09, 2009 10:08 am

cimmerian escreveu:Veja o verbo que usei: deve falar, não pode falar. Para o novato, as regras lhe dizem até se ele deve se pronunciar ou não. Mas eu já tive um jogador de Lineage II que queria saber qual era o power card que lhe permitia usar a função "chat"...

essa caia uma luva pro causos do Kieran!

nossa, ri demais!

mais realmente essa dificuldade de se saber o que fazer é um dos temas que eu penso em trabalhar em cima. acho que eu vou usar meu grupo novo de cobaia, hehe.
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Kieran em Ter Jun 09, 2009 4:12 pm

Acho que o Marcelo falou tudo! Geralmente as dúvidas e dificuldades se repetem na maioria das mesas.

Agora, eu vou querer detalhes dessa história de Lineage, acho que pode dar um bom causo. ^^
Kieran
Recruta
Recruta

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Jun 09, 2009 5:35 pm

Kieran escreveu:Agora, eu vou querer detalhes dessa história de Lineage, acho que pode dar um bom causo. ^^
Num dos muitos mini-eventos do RPG Club RP, eu peguei um grupo de quatro jogadores, amigos entre si, que nunca haviam jogado RPG na vida — tão noobs que até àquele evento, achavam que "RPG" era um tipo de jogo de computador (sabem como é, se ganha XP, é RPG). Eu fiz cartõezinhos de poderes para eles, em papel-cartão, com logo do D&D no verso, uma coisa linda. Rolei aquela aventura do Game Day do ano passado, Into the Shadowhaunt, porque tem todo o passo-a-passo bem básico, de como interagir no jogo (primeiro um inimigo, fonte de luz, depois armadilha e dois inimigos, depois terreno difícil, e por aí vai). Usei mapa, miniaturas, tudo para deixar o jogo visualmente interessante para os gamers.

Começamos a jogar, fizemos todo o encontro com a Shadow com um pouco de roleplay, que levou a um rápido combate, quando apresentei para eles as mecânicas de poderes at-will, encounter e daily. No segundo encontro, com os Hobgoblins, esse jogador alegrou-se de repente e perguntou como fazia para explorar à frente no corredor. Pedi um teste de dungeoneering e com ele o PC descobriu que alguém tinha derramado óleo de lamparina na sala à frente, altamente inflamável. Então ele começou a remexer em seus cartões de poderes. Intrigado, eu perguntei o que ele queria (na hora me lembrei dos Dead Alewives, "I attack the darkness!") e ele disse: "Mestre, qual o cartão que eu uso para falar algo para meus colegas da party? Preciso avisá-los da armadilha...."

Os outros quatro jogadores (todos noobs também, lembrem-se) caíram na risada, e eu tendo que me segurar para não rir também, tentando ficar o mais calmo e sério possível ao explicar para ele que falar era uma free action, não requeria cartão de poder...

Comandante
Comandante

Mensagem por BIG em Ter Jun 09, 2009 7:18 pm

cimmerian escreveu: falar era uma free action, não requeria cartão de poder...

NOOOOOSA, até numa situação crítica, o Marcelo consegue ser profissional... eu nunca me lembraria de dizer que falar é free action...

Shocked
BIG
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário http://www.zinezuada.wordpress.com

Mensagem por Allian em Ter Jun 09, 2009 7:41 pm

sinceramente? eu caia na risada junto. nem tentava me segurar. tenho certeza que não ia conseguir.
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Kieran em Ter Jun 09, 2009 8:07 pm

Muito boa a história! Quase cai da cadeira aqui de tanto rir...

Já passei- a para o google docs. A única coisa que vou fazer vai ser romantizá-la e aumentá-la um pouco (afinal, sempre se aumenta os causos, não?).

Vamos ver como vai ficar...
Kieran
Recruta
Recruta

Mensagem por Douglas Knupp em Qua Out 28, 2009 7:55 pm

Com os novatos eu faço assim: estouro todos na porrada, desmembro e quebro os itens mágicos...ou será que isso é com os veteranos...

Bem, de qualquer forma, eu os coloco bem no meio do grupo (após explicar rapidamente as regras básicas) e conforme o jogo vai seguindo, eu vou explicando miuciosamente cada situação e possível atitude que seu personagem possa tomar.

Por incrível que pareça, em cerca de três sessões, não dá mais para diferenciar os novatos dos veteranos (com relação à segurança nas ações). Sparta
Douglas Knupp
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://www.blognovascronicas.blogspot.com

Mensagem por Rick Danger em Dom Nov 22, 2009 7:45 am

Dúvidas é muito bom! É sinal que o principiante está a entrar dentro do jogo, tem interesse em participar e quer expressar as suas ideias. Normalmente, os RPGs englobam tanta informação que é muito normal e, sem dúvida, desejável que hajam muitas questões. O que não queremos que aconteça é que o principiante se sinta tão esmigalhado e desorientado que não diga nada e prefira expressamente ficar só ouvindo o que se está a passar e fazendo o que lhe mandam.

Para mim, as dúvidas que há são bastante específicas das regras do RPG que estamos a jogar. Se for D&D 4E, as dúvidas surgem principalmente só no meio do combate e são de "posso fazer isto? e isto?" em relação à movimentação na grelha de combate, ataques de oportunidade e modificadores de cover/concealment. Também é normal haver questões em relação à hipótese de fazer ou não bull rush ou charge, mas essas são mais fáceis.
Rick Danger
Almirante de Esquadra (Moderador)
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário http://jogadorsonhador.podbean.com

Mensagem por DM Rafael em Dom Nov 22, 2009 9:37 am

cimmerian escreveu:Eu sempre volto para as fichas do D&D da Grow e como aquela primeira aventura, a Dungeon de Zanzer, ensina as regras para os novatos. É brilhante: a situação seguinte sempre acrescenta uma nova regra, geralmente uma que dependa de ter aprendido a anterior.
Sabe o que isso me lembra? Todos aqueles jogos de video game que os quatro primeiros encontros são pra te ensinar os movimentos básicos do seu boneco. E ainda tem gente que acha ruim D&D virar video game de papel. Com a qualidade dos jogos de hoje, isso é mais do que um elogio.

Em todo caso, a segunda coluna da página 33 do Dungeon Master Guide trás alguns simples tópicos do que ensinar para os novatos antes de começar o jogo. E termina dizendo para justamente colocar um outro jogador para dar assistência e partir direto pro jogo, porque jogando é a melhor forma de aprender!

Mais Tiles! Halls of the Giant Kings e o Galaxy Tiles
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: