Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

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Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

Mensagem por Marcelo Dior em Dom Maio 17, 2009 11:00 pm

Está no ar, a continuação da Sessão 23 (Eu espero que você morra!), a Sessão 24: Antigos espíritos do mal! Fechamos, então a segunda parte da série Antagonistas.

Correções a serem feitas: O que chamamos de "Cthulhu Punk" é o RPG "CthulhuTech"; o secto de anjos caídos do RPG Era do Caos são os Samaelitas.

Vamos soltar o PDF com as cartinhas dos vilões amanhã.



E não se esqueçam das tirinhas das Aventuras Quase "RPGísticas". Uma nova já está no ar também, bem aqui!

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Re: Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

Mensagem por Tsu em Dom Maio 17, 2009 11:45 pm

opa, baixando
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Re: Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

Mensagem por BIG em Seg Maio 18, 2009 12:37 am

Baixado e ouvido!

Comentários no site, deixo o fórum para as discussões filosóficas que certamente virão!

Abraços!
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Re: Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

Mensagem por Shogun em Seg Maio 18, 2009 12:57 am

baixando
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Re: Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

Mensagem por Arquimago em Seg Maio 18, 2009 5:09 pm

Gostei muito das vo~zês de fundo.

E dos tipos de vilões, tenho uma questão... forum!

Bem já aqui, uma pergunta o inimigo do super-homem, ou mesmo que tem quadrinho proprio... acho que chama lobo ele é cinza e tem uma moto espacial, bete em todo mundo, é briquento, não toma banho, tem olhos vermelhos e barba...

Bem ele é vilão... mas qual o porradeiro? Ou Não, afinal ele também parece ter algum código de contuda...

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Re: Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

Mensagem por Arquimago em Seg Maio 18, 2009 5:10 pm

Não pensei em outros vilões, mas se alguem tiver outros gostaria de saber...

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Re: Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

Mensagem por Ian R em Seg Maio 18, 2009 5:32 pm

Arquimago, cuidado, não fale mal do Lobo, vc pode receber ameaças de morte. Wink
NÃO FALE MAL DO LOBO.
O lobo é o mais fodão do universo.
^_^
O Lobo não é mal, ele simplesmente é egoista e egocentrico ao extremo MAXIMO.

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Re: Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

Mensagem por Marcelo Dior em Seg Maio 18, 2009 6:15 pm

Jeez de feetal, o Lobo não é vilão ou monstro! Lobo é O MAIORAL, seus trichas!

Hehehe. Sério, agora. Quando apareceu pela primeira vez, num gibi da Liga da Justiça, o Lobo até que era vilão (não nosso conceito de vilão, mas no conceito de "inimigo dos heróis" ou, no caso do Lobo, "cara que bate na Liga inteira. Bate na Barda, bate no Ajax, bate no Gladiador Dourado...."), mas isso quando ele ainda tinha aparência de um punk magricela, e tinha aquele poder esquisito de cada gota de sangue virar outro Lobo.

Logo, ele virou um personagem cômico-violento da DC, em histórias próprias, pornográficas e de humor negro. De quando em quando aparece nas histórias do Super-Homem para haver um pega-pra-capar cósmico, daqueles de destruir corpos celestes, mas ele é um anti-herói mesmo, não um vilão.

Até porque, se fosse, não teria sobrado nenhum herói vivo na galáxia.

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Re: Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

Mensagem por Heyder em Seg Maio 18, 2009 7:17 pm

AEW
episodio mtu doido

ganhou uma pagina inteira no meu diário nerd lOl

Tenho uma duvida :

Quando o vilão é tipo um zumbi que já fez parte do enredo do personagem, e esse zumbi tem um único intuito, ou de destruir ou buscar algo, como eh a sua definição?

E lembrem-se n é pq o vilão morreu que vcs devem deixar de se preocupar , IBGE diz que 87,6% dos vilões voltam como maquina/ciborgue ou zumbi.

hushuahsuahsuahusas

“se vc me matar, só me tornarei mais forte” MUA HÁ HÁ
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Re: Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

Mensagem por Marcelo Dior em Seg Maio 18, 2009 7:27 pm

Heyder escreveu:Tenho uma duvida: Quando o vilão é tipo um zumbi que já fez parte do enredo do personagem, e esse zumbi tem um único intuito, ou de destruir ou buscar algo, como eh a sua definição?
Vai parecer papo de psicólogo, mas qual é a definição que você daria para esse vilão?

Pergunto isso porque realmente depende de você selecionar a motivação e/ou o modus-operandi desse cara. E o "e/ou" na frase anterior é muito proposital: você não precisa obrigatoriamente dar uma motivação e um modo de ação para seu vilão, basta um só. E, na verdade, não é preciso nenhum dos arquétipos que elencamos nos dois últimos episódios. Estes foram linhas-guia, sugestões que demos para você fazer um vilão mais facilmente, não obrigatoriamente.

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Re: Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

Mensagem por NOAH em Seg Maio 18, 2009 10:21 pm

Marcelo,

Os vilões de Era do Caos eram os Sammaelitas, anjos caídos que recebem seus poderes diretamente de Sammael (Sam - Veneno El - Deus. Um anjo caído ou outro nome de Lúcifer, dependendo da tradição a qual nos referimos).

Eu tenho o Era do Caos e seus suplementos adoro o jogo e apoio a realização de um podcast de EdC, basta que vocês deem uma passadinha aqui em Pato Branco para buscar :twisted:


Última edição por NOAH em Seg Maio 18, 2009 11:02 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

Mensagem por BIG em Seg Maio 18, 2009 10:42 pm

NOAH escreveu:Eu tenho o Era do Caos e seus suplementos adoro o jogo e apoio a realização de um podcast de EdC, basta vocês darem uma passadinha aqui em Pato Branco para buscar :twisted:

BEEEM pertinho da Lagoinha!

hehehehehe, NOAH malvado! Very Happy
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Re: Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

Mensagem por Leandro em Seg Maio 18, 2009 10:47 pm

Eu gostei muito do episódio, mas eu tenho que escutar o podcast de vocês com um caderninho do lado porque eu vou escutando e pensando "ummm vou colocar isso no fórum"... e chego em casa e esqueço de tudo. lol!


Uma coisa que eu lembrei agora:

Como funciona bem um vilão "mal encarnado" (é esse que é o mal onipresente?)?
acho um vilão desse naipe muito complicado de se segurar e não destruir os herois bem rápido.
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Re: Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

Mensagem por Shogun em Seg Maio 18, 2009 11:18 pm

Caras adorei o episódio: novamente me fez lembrar dos meus vilões que criei e comentei na sessão anterior.

Realmente o sentimento de derrotar um vilão é muito bom, mas inversamente proporcional se for muito fácil.

Lembro-me de criar um vilão fodástico para meu personagem, e fiquei me preparando muito tempo para enfrentá-lo quando tive a oportunidade moí de porrada.

A cena rendeu uma excelente carga dramática, pois meu personagem ficou gritando: “Vamos!! Levanta!! Você não pode ter morrido!” depois de golpear o pobre coitado.

Depois disso fiz com que meu personagem ressuscitasse o vilão para ter uma luta digna.

Foi um ponto interessante de ser explorado.
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Re: Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Maio 19, 2009 12:10 am

Leandro escreveu:Como funciona bem um vilão "mal encarnado" (é esse que é o mal onipresente?)? acho um vilão desse naipe muito complicado de se segurar e não destruir os herois bem rápido.
Realmente, é um vilão bem difícil. Seguindo exemplos de filmes e gibis, esse tipo de vilão combina bem com a técnica da mobilidade limitada: o monstro-maior-que-a-vida está em outra dimensão, influenciando aos poucos, algumas pessoas, para que elas juntem as complicadas peças dos vários rituais que vão, lentamente, permitindo que mais e mais do monstro passe para nossa dimensão.

O filme O Enigma do Horizonte (de Paul W.S. Anderson, 1997) e o livro The Hellbound Heart (de Clive Barker, 1988 — inspirou os filmes da série Hellraiser) são bons exemplos de como usar o mal encarnado. O animê Berserk (de Kentaro Miura, 1997), baseado no mangá homônimo, apresenta um grupo de monstros divinos chamados Mão de Deus, que agem de maneira mais ou menos presente no mundo dependendo da existência certos artefatos, ciclos lunares e períodos de séculos — e essas condições são a única coisa que os impedem de fazer o Inferno na Terra. Também é um bom exemplo de como controlar o mal encarnado.

Shogun escreveu:Depois disso fiz com que meu personagem ressuscitasse o vilão para ter uma luta digna.
Caramba, isso é que é sede de vingança!

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Re: Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

Mensagem por Leandro em Ter Maio 19, 2009 10:08 am

Mas eu acho que colocar muitas limitações em um ser onipresente ele deixa um pouco de ser onipresente. rs

Segundo o Michaelis
"onipresente
o.ni.pre.sen.te
adj m+f (oni+presente) 1 Presente em toda parte; ubíquo."

e

"ubíquo
u.bí.quo
adj (lat ubiquu) 1 Que está ou pode estar em toda parte ao mesmo tempo; onipresente. 2 Filos Que realmente está presente em todos os lugares ao mesmo tempo; onipresente."

Então se ele não pode estar do lado dos personagens quando ele quiser, ele não é lá tão onipresente assim para mim, talvez encaixar ele em outro modus operandi...
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Re: Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Maio 19, 2009 10:29 am

Ou você pode colocar o vilão realmente onipresente como quer, e fazer que nem o GM na última tirinha do Samuca.

Lembre-se: o que diverte o GM nem sempre diverte os jogadores. Porque eles jogariam com você um jogo em que lutam contra o próprio criador da aventura? Isso não é divertido.

Num jogo de RPG, mesmo os deuses devem poder ser derrotados.

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Re: Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

Mensagem por Leandro em Ter Maio 19, 2009 12:02 pm

cimmerian escreveu:Ou você pode colocar o vilão realmente onipresente como quer, e fazer que nem o GM na última tirinha do Samuca.

Lembre-se: o que diverte o GM nem sempre diverte os jogadores. Porque eles jogariam com você um jogo em que lutam contra o próprio criador da aventura? Isso não é divertido.

Num jogo de RPG, mesmo os deuses devem poder ser derrotados.




Esse é o ponto que eu quero chegar, não dá para ter um vilão onipresente sem acabar com a graça do jogo :evil:

E se você talha a onipresença dele, vai mudar o modo dele deixando de ser onipresente para ser outra coisa, como se fosse a Umbrella, ela era semionipresente em Raccoon City eu acho.
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Re: Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Maio 19, 2009 1:25 pm

Leandro escreveu:Esse é o ponto que eu quero chegar, não dá para ter um vilão onipresente sem acabar com a graça do jogo :evil:
Uma coisa é sua criação ser onipresente, ou onipotente, ou onisciente. Outra é os jogadores pensarem que ela é.

Pense em o inverso de HAL 9000 no filme "2001 - Uma odisséia no espaço": os jogadores acham que ele pode ler seus lábios, quando na verdade não pode. Como os jogadores podem impedir que Cthulhu os veja? usando magia negra para obscurecer uma área, magia talvez aprendida através de Nyarlathotep (os jogadores estão se ferrando, mas ao menos despistam Cthulhu por uns dias). Se o vilão é Sammael, correr para uma igreja onde há uma relíquia pode esfriar sua pista. No filme "Hellboy" o Rasputin aparecia a toda hora, quando queria, onde queria, mas mesmo assim Hellboy o empalou com os chifres.

Ou seja, o conceito de onisciência tem que ser relativo para que seu jogo funcione, mas seus jogadores não precisam saber disso. Acredite, seus jogadores não ficam pensando nisso, e não se lembram que, sete sessões atrás, Rasputin apareceu dentro da base secreta deles, mas agora não percebeu que havia alguém escondido nas sombras — GMs geralmente superestimam seus jogadores, tentando antever paranóia, porque se esquecem de um fator importante que nunca abandona quem está do outro lado do Escudo: os jogadores querem vencer no final!

E isso contribui para a ilusão, para a fumaça e os espelhos que são o show do GM. A platéia pensa que viu mágica, quando na verdade viu um truque. Os jogadores pensam que derrotaram o Grande Mau Perene, quando na verdade ele era só um recorte de papelão, feito para eles esmurrarem.

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Re: Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

Mensagem por Arquimago em Ter Maio 19, 2009 2:02 pm

Valeu a explicação Cimmerian/Marcelo, era essa minha duvida!

Lan R gostei de sua definição final!

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Re: Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

Mensagem por Heyder em Ter Maio 19, 2009 3:13 pm

cimmerian escreveu:
Heyder escreveu:Tenho uma duvida: Quando o vilão é tipo um zumbi que já fez parte do enredo do personagem, e esse zumbi tem um único intuito, ou de destruir ou buscar algo, como eh a sua definição?
Vai parecer papo de psicólogo, mas qual é a definição que você daria para esse vilão?

Pergunto isso porque realmente depende de você selecionar a motivação e/ou o modus-operandi desse cara. E o "e/ou" na frase anterior é muito proposital: você não precisa obrigatoriamente dar uma motivação e um modo de ação para seu vilão, basta um só. E, na verdade, não é preciso nenhum dos arquétipos que elencamos nos dois últimos episódios. Estes foram linhas-guia, sugestões que demos para você fazer um vilão mais facilmente, não obrigatoriamente.


Entendi perfeitamente.

E a classificação seria o tipo de vilão que eh controlado por um titereiro. Apesar dele n ter vontade própria, em alguns momentos ele têm consciência de seus atos, mas mesmo assim continua os fazendo. Que papo de psicólogos lol

Compreendo quando você diz que n é realmente necessário que eu esquematize e calcifique meus vilões s de acordo com os arquétipos das seções anteriores , mas acho esse método mais pratico e talvez até mais "divertido" pois meus PJ mais freqüentes costumam a ouvir o Podcast.
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Re: Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

Mensagem por Leandro em Qua Maio 20, 2009 11:28 pm

cimmerian escreveu:
Leandro escreveu:Esse é o ponto que eu quero chegar, não dá para ter um vilão onipresente sem acabar com a graça do jogo :evil:
Uma coisa é sua criação ser onipresente, ou onipotente, ou onisciente. Outra é os jogadores pensarem que ela é.



Ahh tá.... para mim o modus operandi era como realmente o vilão agia e não como ele deveria aparecer que age para os jogadores cheers
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Re: Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

Mensagem por Arquimago em Sex Maio 22, 2009 2:55 pm

Marcelo... e as cartas? Cthulhu

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Re: Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

Mensagem por Marcelo Dior em Sex Maio 22, 2009 3:25 pm

Pois é. Esta semana está se saindo daquelas. Eu estou a semana toda correndo atrás do Game Day de sábado, de jogadores a DMs, de cartazes a telefones.... pra eu aprender a organizar sozinho essa bodega. Já o Neto está saindo (fora de brincadeira) depois das onze da noite do serviço, por causa de um curso.

Pensei que iríamos soltá-las na segunda-feira mesmo, mas até agora nenhum de nós conseguiu parar para respirar — ainda mais que agora estou dando aulas nas terças e sextas.

Mas elas vêm. Somos como o trem inglês: atrasamos, mas sempre chegamos!

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Re: Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

Mensagem por Arquimago em Sex Maio 22, 2009 3:37 pm

Bzl! Cool

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Re: Sessão 24: Antigos espíritos do mal!

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