Episódio 18 - RPG via Internet

Ir em baixo

Episódio 18 - RPG via Internet

Mensagem por Anand em Seg Abr 27, 2009 11:00 am

Fala galera!

Ouviram esse episódio? Já jogaram pela Net? Conhecem outros programas?

Eu atualmente estou mestrando duas mesas "reais" e uma "virtual", via Fantasy Grounds, e me divertindo pacas. As vezes o roleplay via chat é melhor que o na mesa. Às vezes.

Abraços!

Anand
Almirante de Esquadra (Moderador)
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário http://www.rolando20.com.br

Re: Episódio 18 - RPG via Internet

Mensagem por Brenno em Seg Abr 27, 2009 11:44 am

Opa...

Postei la na comunidade do Rolando 20 minhas opiniões do tema, mas reforço aqui minha satisfação de vê-los tratar dele.

Já venho jogando virtualmente faz uns 4 anos, sobretudo pbem. Atualmente mestro 2 jogos dessa forma, mas estou querendo transferi-los para uma modalidade de tempo real, porem esbarro na dificuldade em conciliar os horarios e disponibilidade dos jogadores.

De qualquer modo devo iniciar uns jogos com alguns dos programas indicados e outros que descobrir. Aliás, alguém ja jogou com o Battlegrounds?
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Seg Abr 27, 2009 12:59 pm

Eu mestrei dois jogos on-line, um via MSN (atual Live Messenger) e outro via Skype, em 2005 e 2007, respectivamente. Eu não gostei do método porque estes estão entre os jogos que mais me cansaram até hoje, mas nunca joguei como jogador. Como jogador, participei por anos de uma campanha de Ravenloft play-by-e-mail e era muito divertido, porque os jogadores eram todos bastante léxicos e suas respostas, por mais que demorassem dois dias, eram micro-obras literárias — o que ajudou bastante meu inglês à época, especialmente o jogador que tinha um pirata e falava (escrevia) como tal. E tem também o diveritido Dawn of Defiance que participo lá no D&D Brasil. Mas esse não foi o foco do podcast. De volta:

Eu acho o play-by-chat ou uso dessas ferramentas presenciais muitíssimo úteis para quando você não tem outra possibilidade de jogo, como o Davi testemunhou. E, a meu ver, as vantagens estão do lado das ferramentas que têm e calculam as regras para você. De outro modo, acho que um play-by-chat ou play-by-VoIP deveria ter regras leves e alternativas, preferencialmente sem nem rolagens de dados se um rolador embutido não estiver disponível. Talvez justamente o uso completo das regras que tenham me exaurido nos jogos que mestrei via Messenger e Skype.

Hoje não preciso recorrer a esses recursos desesperados, mas se um dia precisar, vou experimentar o Fantasy Grounds. Ou a ferramenta da WotC, se já tiver saído porque, particularmente, se eu estiver tão precisado de RPG que preciso recorrer ao jogos on-line, irei jogar D&D.

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Leandro em Seg Abr 27, 2009 3:12 pm

RPG via internet é ótimo para quem quer jogar das 22 as 02 da madrugada!

Mas eu acho que dá um estilo de jogo diferente, como eu disse no site, parece que trava de mais o improviso do mestre, já que se tem muita coisa para ajeitar.
Leandro
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://pythonesco.wordpress.com/

Mensagem por Brenno em Seg Abr 27, 2009 7:28 pm

Leandro escreveu:RPG via internet é ótimo para quem quer jogar das 22 as 02 da madrugada!Mas eu acho que dá um estilo de jogo diferente, como eu disse no site, parece que trava de mais o improviso do mestre, já que se tem muita coisa para ajeitar.

A questão do improviso, a meu ver, depende do estilo do mestre da mesma forma que nos jogos de mesa, embora com certeza exija um pouco mais de preparação prévia de npcs, subtramas, monstros e dos programas utilizados para não comprometer o andamento.Jogos no estilo online tempo real me dão impressão de possuir um espaço bacana para simular muitas das situações da mesa e não se pode esquecer que há muitos grupos que ja usam pcs e notebooks nas suas mesas justamente para evitar perder tempo com as contas, fichas, mapas e ilustrações.
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Shogun em Qui Maio 21, 2009 4:40 pm

Iniciaremos sessões de RPG via internet.

Até agora utilizaremos o RPG tools. Alguem tem alguma dica para ferramentas?

Qual a melhor na opinião de vocês?
Shogun
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brenno em Sex Maio 22, 2009 12:09 am

Bom, como vi que o mestre de vocês vai ser o Marcelo, creio ja estarem bem encaminhados quanto a opções.

Recomendaria apenas que usassem o maptools como recurso de mapas e grids de batalhas, assim como os demais programas do rpgtools (http://www.rptools.net) que devem satisfazer a jogatina.
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Sex Maio 22, 2009 6:24 am

Depois de ouvir este episódio do Rolando 20, andei brincando com o RPGTools e até fiz umas fichas por lá. Acho que vamos experimentar a ferramenta.

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por HeadHunter em Ter Maio 26, 2009 2:19 am

Bom, eu uso o fantasy grounds para mapas dados e fichas, e o Teamspeak para comunicacao e interpretação. A dupla funciona bem com meu grupo.
HeadHunter
Civil
Civil

Ver perfil do usuário

Mensagem por Apollinarius em Sex Out 09, 2009 8:31 am

Adorei o Cast. Quando meu grupo estiver em entre-safras de campanha vou experimentar jogar online.

Apollinarius
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por rudolfdevan em Sex Out 09, 2009 7:37 pm

dentre as feramentas apresentadas no episódio, eu já conhecia o maptools mas não me interesava em explorava, mas depois acabei dando uma chanse a ferramenta e a apresentei ao meu mestre de D&D, encontrei até um save especifico para D&D e depois que meu mestre viu e comesou a testa a ferramenta ele acabou adotando o Maptools como um comtrolador de combates, pois ele usa seu leptopy na messa para organizar a aventura e ele tentou usar o excel para controlar os combbates mas ainda assim ele pressisava usar varias planilhas ao mesmo tempo para controlar os combates, coisa que o maptools o poupoude certos trabalhos.
rudolfdevan
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: