Especial: No princípio, não havia d20

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Especial: No princípio, não havia d20

Mensagem por Marcelo Dior em Dom Abr 26, 2009 11:17 pm

Já está no ar o Especial "História do D&D parte 1", no Vozes da Terceira Terra.

Este era o curto especial que deveria ter saído há duas semanas, mas acabou se tornando um episódio completo. Daniel "Anand" e Davi Salles, do Rolando 20, invadem o Vozes da Terceira Terra para, junto ao Marcelo, tentarem realizar a hercúlea tarefa de contar a gênese do Pai de todos os RPGs.

Clique aqui para ir direto à sessão.

Também não deixem de ver a nova tirinha da série Aventuras Quase "RPGísticas", do Alessandro Valentim, aqui.

Última edição por cimmerian em Qui Maio 07, 2009 4:47 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Novo título e link)

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Re: Especial: No princípio, não havia d20

Mensagem por Convidad em Seg Abr 27, 2009 6:21 am

Opa, mas um quentinho do forno, agora de amanhã o supletivo me espera study, de tarde um momento derradeiro pale e a noite trabalho :o, hoje espero ansioso Razz

Convidad
Convidado

Mensagem por Leandro em Seg Abr 27, 2009 10:43 am

Rapaz!! Rolando20 e Vozes tudo junto... é quase um traquinas meio a meio Reverência
Leandro
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://pythonesco.wordpress.com/

Mensagem por Anand em Seg Abr 27, 2009 11:03 am

Aha Uhu! O Vozes é nosso!
Aha Uhu! O Vozes é nosso!

Anand
Almirante de Esquadra (Moderador)
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário http://www.rolando20.com.br

Mensagem por Brenno em Seg Abr 27, 2009 11:45 am

Hummmm, como fã do d&d vou ouvir com certeza para depois postar minhas opiniões...
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por DM Rafael em Seg Abr 27, 2009 9:37 pm

Pra mim, esse episódio teve gosto de infância. Comecei a jogar em 1988, na glória dos meus oito anos (também sou do filho de 80!). A primeira caixa que experimentamos foi o Companion Set.

Spoiler:

Obviamente foi um começo difícil, porque o nível mais baixo da caixa era 15 e como não ainda não tinhamos os "sólidos de platão", demos um jeito com 3d6. Eu sinceramente não lembro como foi nosso primeiro jogo (meu irmão mais velhos mestrando, eu e meu irmão do meio jogando) , só lembro que foi TPK e foi muuuuuuuito legal.

Não demorou muito, meu irmão conseguiu o Basic Set, na edição de Portugal. E o resto, foi história.

Spoiler:

Gostaria de acrescentar que me solidarizo com o Davi. Numa certa época, a diferença de idade (seis anos) entre eu e meu irmão mais velho ficou muito grande, e ele parou de me levar aos jogos. Mas foi bom por um lado, porque fui obrigado a sair do conforto da cadeira de jogador e começar a catequizar novos jogadores e aprender as regras do jogo. O que de quebra, também ajudou muito no meu inglês.

Hoje meu irmão e eu somos grandes amigos e parceiros de jogos. E acho muito gostoso ver esse tipo de parceria com os irmãos do Rolando 20.
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Allian em Seg Abr 27, 2009 9:48 pm

pra mim que só fui descobrir o D&D ja no começo da 3.5, esse tipo de podcast sempre me deixa irado! porque ninguem nunca me falou pra ir me viciar mais cedo? silent
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Leandro em Seg Abr 27, 2009 11:10 pm

De tanto escutar o história do D&D já quase conheço ela de cor...

Vocês podiam ter falado mais sobre as edições,qual classe veio em cada, como elas eram... gostei de saber da "origem" do lighting bolt Cool
Leandro
Subtenente
Subtenente

Mensagem por Tsu em Ter Abr 28, 2009 12:08 am

O Anand citou os poliedros de Platão. Por um acaso eu já tinha caído nessa página da wikipedia e achei fantástico. Não tive isso nas aulas de geometria (eu acho).

A primeira vez q joguei D&D foi com o AD&D da ed Abril + material importado. Mas o mestre usava as coisas que ele gostava como parte do jogo: Shining Force, Phantasy Star e Jedis...era o samba do crioulo doido. Fora as regras muito estranhas e incompletas se comparadas a Gurps...o tema parecia legal, mas não me foi apresentado de forma adequada. O ThAC0 dava um nó na cabeça, mas como disse o Blue Hand: "o povo tá reclamando de conta de somar e subtrair". Hj em dia, com o Anand explicando, vi q não era nada de outro mundo. Só o mestre q não sabia explicar direito mesmo (também, tínhamos uns 12, 13 anos). Lembro de ter jogado com o thief que tinha uma porcentagem baixíssima de fazer as coisas da classe dele (hear noise, hide in shadow, pick pockets, etc) Era frustrante...e pra completar...tinha o morto vivo que sugou meu nível permanentemente e eu fiquei puto.
Larguei essa bagaça e fui jogar Gurps e Storyteller.
Aí voltei a jogar D&D com a 3.5, o mestre era melhor,o jogo tinha uma estória interessante e as regras tinham melhorado um pouco. Mas na primeira tentativa, tomamos TPK pra 4 esqueletos rídiculos. Começamos outra, em nível 3 pra não sofrer tanto, e jogamos por uns 2 anos até o nível 12.
Mas, Mago a Ascensão era mais atraente, parei com o D&D.
Aí chegou a quarta edição, minha galera de rpg se desfez, conheci um povo novo q adorava D&D, tive que entrar na onda. Experimentei a quarta e gostei da simplicidade e do sentimento de chutar bunda logo no primeiro nível (eu não gostava tanto do D&D antigo, então não fico fazendo drama). Lógico que o roleplay não é o foco como nos outros sistemas q joguei, mas a gente faz o possível para manter. Estamos nos divertindo bastante. só to esperando sair o jogo de D&D online pra concorrer com WoW hehehe.

Ah, off topic terminei de ler o caso dos dez negrinhos
Tsu
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://contosderpg.wordpress.com

Mensagem por Paulo Antunes em Ter Abr 28, 2009 9:08 am

O papo sobre os acertos críticos na hora certa me lembrou de um que foi dramático (mais pro GM do que pros jogadores). DnD edição 3.5, num universo próprio, nós éramos meros aventureiros de quinto nível, todos num barco, rumo à uma guerra que estava rolando. Eis que surge um dragão vermelho, "general das tropas do inimigo", só pra dar aquele acorda da galera. O bicho era de nível bem mais elevado e caiu matando. Mas como nossas mãos estavam com sorte, ferimos o dragão o suficiente para ele pedir arrego e bater em retirada, isso já depois dele ter matado todos os NPCs marujos e quase ter afundado a embarcação.

Mas, quando o monstro já estava voando para longe, quase fora do alcance, um dos PCs, que era arqueiro, teve direiro a um ataque e a cena foi heróica. Com o dragão quase sumindo de vista, ele no meio de uma corrida para ter um ângulo melhor, saltou e disparou uma flecha... e as roladas do jogador foram as seguintes... 20... 20... e 20. INSTANT KILL!!!!

Lá se foi um dragão vermelho general de tropas, com uma pequena flecha enfiada no cérebro, para o fundo do oceano. O GM comeu a ficha (ou um pedaço dela).

Esse é o famoso "Volta aqui, XP". Momentos assim acordam os vizinhos com a gritaria.

T+

"So which of the Latin countries are you from:
the one with the civil war, the one with the
cocaine, or the one with the fancy hats?"
Stewie Griffin (Family Guy)
Paulo Antunes
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário http://www.godmodepodcast.com/

Mensagem por Leandro em Ter Abr 28, 2009 11:09 am

auahuahauahua uparam quanto com esse dragão???? :twisted:
Leandro
Subtenente
Subtenente

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Abr 28, 2009 12:22 pm

Tsu escreveu:O Anand citou os poliedros de Platão. Por um acaso eu já tinha caído nessa página da wikipedia e achei fantástico. Não tive isso nas aulas de geometria (eu acho).
Estava na oitava série quando comecei a jogar RPG (D&D da Grow, claro), e estranhei a aula de matemática sobre os Poliedros de Platão. Perguntei ao professor sobre o poliedro de 10 faces (quase falei "dê dez"), e ele estranhou minha pergunta. Na aula seguinte, levei um conjunto de dados (à época, só tínhamos dois, o que veio com o jogo e um comprado na Forbidden Planet), e o professor adorou os dadinhos, perguntou onde tinha comprado e tudo mais. E também aproveitou para calcular vértices e ângulos do d10 na lousa, num exercício instantâneo para a classe (que me fulminou com os olhos por causa do "presente").
O ThAC0 dava um nó na cabeça, mas como disse o Blue Hand: "o povo tá reclamando de conta de somar e subtrair". [...] Só o mestre q não sabia explicar direito mesmo (também, tínhamos uns 12, 13 anos).
O AD&D foi publicado aqui pela Abril Jovem em 1995, correspondente à 2ª edição revisada, que saiu nos EUA em 1994. Se você tem 28 anos, tinha no mínimo 14 quando o AD&D saiu no Brasil.
Só para ver como nós jogadores de RPG realmente temos dificuldades em somar e subtrair! lol!

Paulo Antunes escreveu:Com o dragão quase sumindo de vista, ele no meio de uma corrida para ter um ângulo melhor, saltou e disparou uma flecha... e as roladas do jogador foram as seguintes... 20... 20... e 20. INSTANT KILL!!!!
Eu acho que só vi isso uma vez na vida, numa mesa de D&D 3e. Posso imaginar a empolgação (e a gritaria) dos jogadores!

Comandante
Comandante

Mensagem por DM Rafael em Ter Abr 28, 2009 12:50 pm

Paulo Antunes escreveu:Lá se foi um dragão vermelho general de tropas, com uma pequena flecha enfiada no cérebro, para o fundo do oceano. O GM comeu a ficha (ou um pedaço dela).
Cara, isso foi no jogo do Bernardo ou do Flávio? Porque eu me lembro de uma vez que o rogue do Henrique no jogo do Bernardo fez exatamente isso com um tiro de besta, mas o Bernardo, sádico como ele só, disse: "eu não mandei rolar o ataque ainda".

Muito evil da parte dele!
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Abr 28, 2009 12:58 pm

DM Rafael escreveu: [...] Porque eu me lembro de uma vez que o rogue do Henrique no jogo do Bernardo fez exatamente isso com um tiro de besta, mas o Bernardo, sádico como ele só, disse: "eu não mandei rolar o ataque ainda".
Ou seja:

Comandante
Comandante

Mensagem por Tsu em Ter Abr 28, 2009 5:31 pm

"O AD&D foi publicado aqui pela Abril Jovem em 1995, correspondente à 2ª edição revisada, que saiu nos EUA em 1994. Se você tem 28 anos, tinha no mínimo 14 quando o AD&D saiu no Brasil.
Só para ver como nós jogadores de RPG realmente temos dificuldades em somar e subtrair! "

pois é. faz tanto tempo, que nem lembro direito a estória. Eu comecei a jogar rpg com 12,13 anos. aí conheci o cara que mestrava AD&D só depois de ter aprendido Gurps. Deve ter sido com 14,15 mesmo.
Tsu
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://contosderpg.wordpress.com

Mensagem por Paulo Antunes em Ter Abr 28, 2009 7:40 pm

DM Rafael escreveu:Cara, isso foi no jogo do Bernardo ou do Flávio? Porque eu me lembro de uma vez que o rogue do Henrique no jogo do Bernardo fez exatamente isso com um tiro de besta, mas o Bernardo, sádico como ele só, disse: "eu não mandei rolar o ataque ainda".

Muito evil da parte dele!

Isso foi com o Erick mestrando pra mim e a galera lá na casa do PJ. O Erick pegou a ficha e deu uma mordida nela.

Paulo Antunes
Tenente
Tenente

Mensagem por DM Rafael em Ter Abr 28, 2009 9:51 pm

Hahahaha! Isso deve ter sido engraçado!

Mas é incrível como já tivemos instant kills em nossas mesas, não? O mais engraçado foi naquele jogo de Senhor dos Anéis que você matou um mero "orc de 4 pontos" numa aventura de 12ºlv. Santo disperdício!

Mas isso já está virando "histórias de D&D" e não "história do D&D" Smile
DM Rafael
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Paulo Antunes em Ter Abr 28, 2009 10:52 pm

Me lembrei de outro, mas foi em SW d20, antes do Saga. Eu rebati um tiro de blaster com o sabre e dei instant kill num bounty hunter motherfucker de 10º nível que o teu irmão tinha preparado com tanto carinho. E foi de primeira. O cara nem disse o nome e já morreu... hahahaha!

Não foi triplo 20. Foram dois 20 e um 17. Mas funciona do mesmo jeito.

Paulo Antunes
Tenente
Tenente

Mensagem por Arquimago em Sex Maio 01, 2009 2:52 pm

Muito legal!!! Adorei saber essa historia toda, mas porque o corte no final?

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Sex Maio 01, 2009 4:25 pm

A sessão acabou como todas as outras, com a conversa continuando, mas diminuindo, e a música aumentando. Não houve corte algum.

Comandante
Comandante

Mensagem por Allian em Sex Maio 01, 2009 5:35 pm

marcelo, da mais uma olhada que cortou sim...não chega a tocar a musica de fundo, acaba com o daniel anand falando aburptamente.
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Arquimago em Sex Maio 01, 2009 9:15 pm

Acho que o arquivo para baixar está normal, mas o saite corta... reparei nisso agora que ouvi parte dos dois...

Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Sex Maio 01, 2009 10:56 pm

Passei a última hora vendo isso. A versão executável na página está com 13m45s a menos, e não sei o que o podPress está fazendo com esse tempo. Já deletei o arquivo e carreguei versões com bitrates diferentes três vezes, e ele continua cortando no mesmo lugar.

Mas, estranhamente, a versão para baixar está intacta.

Semanas atrás passei para o Neto um outro tocador de podcast embutível, mas esquecemos o assunto. Agora parece que iremos retomá-lo.

Comandante
Comandante

Mensagem por nerdcore em Seg Maio 04, 2009 7:20 pm

Muito bom o episódio, foi legal ouvir o pessoal do rolando 20 falando fora do formato deles. No aguardo da parte 2

nerdcore
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário http://nerdcore-dnd.blogspot.com/

Mensagem por Brenno em Qui Maio 07, 2009 10:08 am

Opa... Enfim consegui tempo para dar feed back.

Muito boa opção de vocês por apresentar a história mais pelo viés da discussão de bastidores, embora tenha sentido falta de vocês mencionarem um pouco mais da evolução do sistema (as versões alteradas para jogos como Marvel super, Gammaworld, Boothill) e algumas criações do Gygax ( os drow e Lolth, as magias com nomes de magos de Greyhawk...) e a ligação do d&d com Mystara (cenario oficial do d&d incorporado ao ad&d junto com First Quest).
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: