Preconceito Entre Jogadores de RPG

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Preconceito Entre Jogadores de RPG

Mensagem por Rafael Portillo em Ter Mar 31, 2009 7:28 pm

Quanto a sistemas, comparar um sistema com outro é pura idiotice. Vejamos, vamos criticar cada sistema:

GURPS - RPG hiper-mega-ultra realista [GURPS Supers? Que piada!]. Cheio de regras - como as famosas regras para cavar buracos e andar com mula no gelo -, sendo que ele mesmo diz que muitas são opcionais. Um sistema que a gente tira e bota regras... Ou usa nas aulas de história para agradar os pais...

D20 - Perfeito para seus cenários, para os outros nem tanto. Ou vai me dizer que é consistente magos que 'esquecem' magias, guerreiros com centenas de pontos de vida capazes de sobreviver a quedas em abismos, sem falar da falta de maleabilidade e a necessidade de 3 livros caríssimos e um conjunto de dados tão caros quanto inúteis...

Storyteller - Sistema feito para discutir questões existenciais, baseado em bolinhas e quadradinhos, onde vampiros anciões podem ser derrotados com alças de maletas, e tiros a queima roupa na cabeça podem causar um quadradinho de dano...

Daemon - Sistema "realistico-místico", baseado em porcentagens, onde a evolução do personagem é desanimadora e onde vale muito mais ser um personagem de 40 anos que um de 10º nível.

3D&T - Sistema baseado em super-heróis japoneses de capacete e desenhos animados japoneses totalmente irreal e superpoderoso, onde destruir cidades, planetas e universos é algo banal. Simplista e a beira da infatilidade, perfeito para noobs.

4D&D - Dungeons & Dragons com inveja de 3D&T

E olha que nem vou mexer em outros sistemas [como o sistema que te prepara para Las Vegas, e tal... ]

Última edição por Rafael Portillo em Ter Mar 31, 2009 7:32 pm, editado 1 vez(es)
Rafael Portillo
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://www.teiacast.com.br

Mensagem por Rafael Portillo em Ter Mar 31, 2009 7:31 pm

cimmerian escreveu:Penso exatamente como o Okami, mas o argumento do Rafael, ainda que um tiquinho falacioso, não deixa de ser verdade, sob certo ponto de vista.

Saindo um pouco pela tangente, acho que depois de testarmos o Wushu RPG, vou sugerir para o resto do elenco do Vozes da Terceira Terra que façamos um playtest de Era do Caos, um belo sistema nacional que muito pouca gente conhece. O duro é conseguir pegar os livros com meu irmão, que mora em outra cidade e é muito ciumento de seus livros.

Ah, Era do Caos, eu lembro. Muito divertido. Sistema perfeito para aprender adjetivos.

Vale a pena o cenário e as regras. Quase um Storyteller com folclore brasileiro incluso [e Zumbis!]
Rafael Portillo
Recruta
Recruta

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Mar 31, 2009 7:33 pm

Rafael Portillo escreveu:GURPS - RPG hiper-mega-ultra realista [GURPS Supers? Que piada!]. Cheio de regras - como as famosas regras para cavar buracos e andar com mula no gelo -, sendo que ele mesmo diz que muitas são opcionais. Um sistema que a gente tira e bota regras... Ou usa nas aulas de história para agradar os pais...
Ei! Eu passei numa prova de física do colégio por causa da regra de arremesso de objetos pesados do GURPS Supers! Um saco de cimento arremessado é mais mortal que uma motocicleta arremessada pelo mesmo ser, nunca vou me esquecer disso pro resto da vida.

Caras, vocês estão me dando vontade de jogar GURPS de novo, cacete! Eu já nem tenho tempo direito de jogar D&D, parem com isso!

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Rafael Portillo em Ter Mar 31, 2009 7:38 pm

cimmerian escreveu:Ei! Eu passei numa prova de física do colégio por causa da regra de arremesso de objetos pesados do GURPS Supers! Um saco de cimento arremessado é mais mortal que uma motocicleta arremessada pelo mesmo ser, nunca vou me esquecer disso pro resto da vida.

Caras, vocês estão me dando vontade de jogar GURPS de novo, cacete! Eu já nem tenho tempo direito de jogar D&D, parem com isso!

Calma. Isso não passa de uma critica bem-humorada cheia de sarcasmo. Tambem já aprendi muito com todos esses sistemas por mim citados.
Rafael Portillo
Recruta
Recruta

Mensagem por Netão em Ter Mar 31, 2009 9:03 pm

Boa noite, senhoras e senhores.

Voltamos a mais um Royal RPG Rumble, com seus comentaristas favoritos, Grande Ton e Cimeriano !

Grande Ton
Estamos todos esperando um verdadeiro banho de sangue na arena. Eu quero ver ossos quebrados, tripas rasgadas e egos destruidos.

Cimeriano
Na verdade eu espero uma cama quente ou uma cerveja gelada, mas não vai ser eu que vou discordar do senhor Ton.

Antes de começarmos, muitos net espectadores nos perguntaram o motivo da ausencia do Dark Side Saga desta batalha.

Talvez seja por que eles estão financiando essa batalha para que todos se matem ?

Cimeriano !!!

Perdão !

Bem, ausencias a parte, parece que o juiz já está pronto para começar.

Vou pegar meu guarda-chuva. Eu só tenho essa camisa da frota.

E começa a batalha !
O dueto Story começa invocando seus monstros interiores. Parece que eles querem destruir logo no início.

Ihh, se ferraram. Essa manobra sempre foi arriscada, e agora eles estão no canto da arena, se martirizando sobre as questões primordiais da vida e alma

E acabam de ser partidos em dois por um Trespassar Aprimorado com Crítico x3 da Legião D20. O corte do machado de guerra anão foi limpo e certeiro, consigo até ver os intestinos do dueto.

ACho que finalmente eles encontraram a resposta para a palavra "dualidade".

Aproveitando a distração de todos, GURPS Reality começou a atacar todos com sua técnica dos "Buracos e fumaça", deixando o Bright Pink Indy e o Kassaro's Son completamente confusos.

Realmente, ninguém entende o lance dos buracos.

E no meio da arena, uma verdadeira batalha épica se deflagra. A Legião D20 atancando com tudo o 4th Edition Explosion ! Combos com mais de 10 feats, suplementos obscuros e, minha nossa, um manual dos monstros 6 !!

Mas nem isso parece estar tendo efeito no novato. Veja, ele usou a formação básica Defender-Striker-Striker-Leader-Controller.

No canto mais afastado, Bright Pink Indy dá o troco em GURPS Reality. Usando sua rajada Blue Rose Beam, ele(?) está fazendo todos vomitar com tamanha frescura.

Bleaaaagh

Mas, vejam só ! Kassaro's Son acabou de esmagar completamente o(?) Bright Pink com seu golpe "Milhões de Adaptações". Eu não sabia que ele podia fazer isso.

É, ninguém conhece esse participante mesmo.

Parece que vai usar o mesmo golpe no GURPS Reality !

Isso não vai funcionar...

E recebe um contra-golpe "Milhões de Adaptações" maior ainda !!

Nada supera o GURPS em adaptações

Com somente 3 participantes de pé, a tensão só aumenta mas a pergunta fica: quem será o grande campeão?

Voltamos logo após os comerciais
Netão
Lorde Almirante (Admin)
Lorde Almirante (Admin)

Ver perfil do usuário http://tpk.tpkbrasil.net

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Mar 31, 2009 11:22 pm

Rafael, eu estava falando sério, essa conversa me deu vontade de folhear meus GURPS novamente. E a do saco de cimento também é sério, só eu e o CDF da classe matamos aquela questão de física no 3º. colegial.

Neto, SIMPLESMENTE hilário, estou sem fôlego de tanto rir! Você se f*deu, porque todo mundo vai querer ler mais do Royal RPG Rumble agora!

Comandante
Comandante

Mensagem por Cuthalion em Ter Mar 31, 2009 11:34 pm

Ah cara! Encontrar sistema que agrade a todos é impossível, e sinceramente, mesmo gostando muito de GURPS, ainda prefiro AD&D para jogos medievais, ele tem carisma! Já o irmão mais novo, o D&D 3/3.5, me lembram, no visual, Shadowrun, pois quase todos os personagens parecem ser punks e vestirem couro em design ultra high tech!

Esse sistema/cenário da antiga DB como foi dito, para iniciantes é muito bom, é simples rápido, não assusta, perfeito. Mas depois que você joga outras sistemas eles acabam ficando sem graça. sem contar que sempre achei tão impossível acertar algum teste no D&T quanto no sistema DAEMON.

E acredito que o mesmo possa ser dito sobre GURPS no que tange o fato de que muita gente reclama da maldita regra de cavar buraco - isso sem contar a de asfixia, a de armas de baixa/alta qualidade ou a planilha de estudo para aumento de perícia! - e nunca terem ao menos jogado uma sessão. Ao meu ver, depois que se domina a confecção de personagem, o jogo flui de forma muito fácil e rápida - desde que não se use as regras para tiro rápido e regras de movimentação rs - joga 3D6 se for menor do que o NH você realiza a tarefa, agora...quem nunca se perdeu calculando a Tentativa de Acertar Categoria de Armadura alheia? Ou pior, o cara tem cinco bolinhas em destreza e cinco em armas brancas, logo ele tem mais chances de ter seus sucessos anulados por falhas do que o cara que tem duas bolinhas em destreza e uma em armas brancas! oO"

E quem não aprendeu nada jogando GURPS? Fiquei fera em regra de três simples graças ao Super e aprendi a fazer cruzamento genético com o Cartas Selvagem rs

Eu penso que deveríamos todos esquecer as diferenças entre esses sistemas e jogar uma boa sessão de Toon! hauhauahuahuahauha
Cuthalion
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário http://blognovascronicas.blogspot.com/

Mensagem por Okami em Ter Mar 31, 2009 11:47 pm

(Isso não foi justo! O Fórum tá tão movimentado que enquanto eu digitava o post postaram mais!)

Tá bom, eu fui meio (muito) superficial no último post.

Eu acredito no seguinte esquema: existem lacunas e existem buracos.

Lacunas são, em sua maioria, propositais e deixadas lá para que os Mestres e Jogadores tenham a liberdade de agir, interagindo com o cenário, ou moldando-o a seus gostos, etc. Isso têm, em maior ou menor grau em todos os cenários. E são bem-vindas.

Buracos são os erros históricos, contextuais, cronológicos, etc. Não são intencionais (eu espero) e não estão lá pra dar diversão aos jogadores; ao invés: atrapalham o andamento da coisa, fazendo a imaginação "engasgar" toda vez que se percebe o buraco. Também, menos ou mais, presente em todos os cenários.

Eu acho - e não sou profundo conhecedor do cenário - que Tormenta tem mais buracos entre a tecitura da colcha de retalhos do que seria racional esperar.

Haja visto a cidade de Triunphus, que precisou ser movida de lugar - ou não - por questões geográficas! Isso é um descuido que demonstra pouco profissionalismo. Eles inventaram uma história cheia de rodeios e blábláblás, mas o fato permanece: foi um erro, e foi tratado com pobreza de sinceridade.

O que eu acho importante é não confundir os dois.

Quanto a sistemas, não posso dizer muito: Conheço o d20, conheço o Saga, conheço maaaais ou menos GURPS, to conhecendo agora o Wushu. Como dizia a personagem no programa de comédia global: "Prefiro não comentar."

*Engolindo a pipoca e assistindo o Royal RPG Rumble*
Okami
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por PoetaMórbido em Qua Abr 01, 2009 12:10 am

Esperando a terceira parte do Royal RPG Rumble...
PoetaMórbido

Ver perfil do usuário http://www.zbcast.com.br/

Mensagem por Brenno em Qua Abr 01, 2009 3:47 pm

Hahahahahaha...

Muito bom os comentários do Netão do embate. Como sou old school revival, sem tanta intimidade com a variedade de jogos apontados, vou fazer coro a platéia do Royal RPG Rumble.
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Anand em Qua Abr 01, 2009 9:45 pm

Rafael, você tentou procurar gente no fórum da Jambô? Tem uma legião de fãs de Tormenta por lá, de repente você monta um grupo.

Eu, por exemplo, não jogaria em Tormenta porque preferiria jogar num cenário que conheço melhor, mas jogaria se não tivesse alternativa (e jogaria feliz, não obrigado).

Agora 3d&t eu acho muito simplão demais pro meu gosto, eu passaria também. Mas não é preconceito contra os sistemas e cenários. Eu passaria mais um monte de coisas! Por exemplo, também não gosto de Ravenloft, Changeling, Wraith, Anime (em geral) e cenários correlatos, Steam Punk... Gosto de D&D, Star Trek e Star Wars, cenários estilo Arquivo X, Vampire, Super-heróis... Ou seja, tem muito a ver com gosto, como o Marcelo disse no começo do tópico.

Anand

Ver perfil do usuário http://www.rolando20.com.br

Mensagem por Allian em Qua Abr 01, 2009 10:11 pm

ps.: acho que vou fundar o movimento "eu leio Royal RPG Rumble"
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por inominavel em Qui Abr 02, 2009 10:10 am

SAAAAAAAAAAGA !!!!!!!!!!! CADA VOCÊ???????????/ EU VIM AQUI SÓ PRA TE VER!!!!!
inominavel
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário http://www.zbcast.com.br

Mensagem por Careca em Qua Jul 08, 2009 9:51 pm

Gosto muito de Tormenta. Gosto mesmo e pronto! Compro todos os livros do cenário, costumo ler as matérias que saem, mas uma coisa vocês hão de concordar comigo: O que estraga o cenário são os fanboys.

Fanboys em geral já são muito chatos, o que leva ao aparecimento de pessoas que os 'atacam' por puro prazer, o que gera uma guerrinha chata de gostos que chega a irritar.

Preconceito também. É algo que existe em todo lugar e não tem como evitar. Já tentei montar uma mesa de vampiro quando morava em Pirassununga, nunca consegui jogador pq as pessoas lá tratavam o sistema como "jogo de gótico/emo viadinho", o que COM CERTEZA ABSOLUTA ele não é.

Como eu disse em meu tópico de apresentação, não existe sistema nem cenário ruim. Uma boa partida de RPG é aquela onde todos os participantes se divertem.
Careca
Subtenente
Subtenente

Ver perfil do usuário http://blogzaodorpg.blogspot.com

Mensagem por Cuthalion em Qui Jul 09, 2009 3:43 pm

Definir fã boy, como definir a maioria das coisas, sempre me deixa com o pé atrás.
O que você chama de fã boy?

Agora, como você bem disse, uma boa partida de RPG é aquela onde todos se divertem!
Cuthalion

Ver perfil do usuário http://blognovascronicas.blogspot.com/

Mensagem por Marcelo Dior em Qui Jul 09, 2009 5:46 pm

Cuthalion escreveu:Definir fã boy, como definir a maioria das coisas, sempre me deixa com o pé atrás.
O que você chama de fã boy?
Fanboy é o cara ultra-parcial e passional, que não admite você falar nada, absolutamente nada, do foco de sua obsessão — humor, então, é uma palavra desconhecida no vocabulário deles. Por exemplo, eu adoro Jornada nas Estrelas de paixão, mas sei que muitos episódios são péssimos, bizarros ou envelheceram — para curtir a Série Clássica, hoje, só sendo muito fã ou tendo um gosto pela literatura de FC dos anos sessenta. O fanboy é aquele escroto (ou escrota) que, se você diz que a maquiagem do Worf era uma tartaruga que colavam na cabeça do ator, ele vai ficar bravo contigo, como se lhe tivesse dito que comeu a mãe. Do tipo de estresse que beira o ridículo.

Isso é um fanboy. E tem fanboy em todas as áreas possíveis. Onde há algum objeto que permita qualquer tipo de obsessão (fácil na sociedade de consumo) há fanboys.

Comandante
Comandante

Mensagem por Allian em Qui Jul 09, 2009 6:07 pm

olha, eu vou ser bem sincero. eu ja joguei tormenta no que eu chmo de "epoca ruim" e ao mesmo tempo adoro e odeio.

meu problema no cenário não são os fanboys que eu ja botei em ingnore (defaut). meu problema é sim o cenário. eu não joguei tormenta do começo do cenário mais peguei toda a ambientação na mão e li. adorei! o reino de artron (é isso mesmo? não lembro mais) é muito bem construido e interessante. a temática é bem diferente e não deixa nada a desejar.

então porque eu odeio? porque eu fui lendo o cenario um a um as publicações e percebi que infelismente o cenario de um certo ponto pra frente se infestou completamente de publicações populistas como suplementos baseados em filmes que estavam bombando na epoca ou temas "na moda". me lembro de suplementos dedicados à bussola dourada e piratas do caribe. e sinceramente isso estragou muito o cenario. tentar extrair fama de outras coisas populares é uma tatica que eu condeno muito. fico triste porque o cenario era promissor mais não sei se eu conseguiria mestrar ou jogar um jogo em tormenta hoje, dependendo de quem estiver na mesa.
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Careca em Qui Jul 09, 2009 6:21 pm

Mas, segundo os autores, muitos dos suplementos são opcionais. "Vc só coloca na sua aventura se quiser". Eu faço isso em minhas campanhas. Excluo o que acho desnecessário e coloco aquilo que for importante. Acho que é assim em qualquer cenário; nunca mestrei Forgotten usando o livro básico exatamente à risca. Eu mudo tudo, desde nomes de cidades até fatos históricos.
Como eu disse antes, se vc se diverte jogando assim, então o RPG deu certo.
Careca
Subtenente
Subtenente

Mensagem por Allian em Qui Jul 09, 2009 6:33 pm

sim, mais esse é exatamente o problema. a recomendação foi algo dito "el pasant". como não veio escrito, 90% dos jogadores não sabem disso e tomam todos os suplementos como oficiais, ficando injuriados se você não permiti-los. eu mesmo sou prova viva disso pois eu tenho no meu grupo um jogador que ja teve muito atrito comigo por querer usar o tempo todo esse tipo de suplemento tanto como jogador quanto como mestre. eu inclusive ja parei de jogar com ele por causa disso.

sim, se no seu grupo funciona, perfeito! mais é uma pena. nos meus grupos eu nunca vou ter a chance de jogar um bom jogo de tormenta.

em outros cenários como faerum você pode até mudar alguma coisa, mais ainda é "o mesmo" cenario. só vai perceber alguma diferença quem for muito detalhista. já os suplementos de tormenta modificam o cenário a um ponto que permiti-los ou não muda o jogo completamente.
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Careca em Qui Jul 09, 2009 6:47 pm

Eu vou discordar. Se vc pegar o suplemento "Academia Arcana" por exemplo, ele descreve o interior do local, os NPCs, pesquisas, etc. Coisas que podem influenciar no cenário como um todo, mas vc só usa ele se realmente quiser.

Em forgotten, vc tem o Villains Lorebook. Com diversos vilões famosos e não tão famosos assim que podem influenciar o mundo inteiro, mas novamente, vc só os usa se realmente quiser.

Cada suplemento que sai pode ou não ser usado. Eu sempre mestrei Forgotten na 3.5 usando nada além do livro básico (Campaign Setting). No máximo o Magic of Faerun, mas nada muito aprofundado...

Depende de cada narrador. Não estou aqui pra defender Tormenta, sei que tem suas tosquices (Contra Arsenal... cof cof). Mas muita coisa do cenário possui premissas excelentes que podem ser usadas por qualquer mestre com um pouco de imaginação
Careca
Subtenente
Subtenente

Mensagem por Allian em Qui Jul 09, 2009 6:55 pm

Careca escreveu:Eu vou discordar. Se vc pegar o suplemento "Academia Arcana" por exemplo, ele descreve o interior do local, os NPCs, pesquisas, etc. Coisas que podem influenciar no cenário como um todo, mas vc só usa ele se realmente quiser.

Em forgotten, vc tem o Villains Lorebook. Com diversos vilões famosos e não tão famosos assim que podem influenciar o mundo inteiro, mas novamente, vc só os usa se realmente quiser.

Cada suplemento que sai pode ou não ser usado. Eu sempre mestrei Forgotten na 3.5 usando nada além do livro básico (Campaign Setting). No máximo o Magic of Faerun, mas nada muito aprofundado...

Depende de cada narrador. Não estou aqui pra defender Tormenta, sei que tem suas tosquices (Contra Arsenal... cof cof). Mas muita coisa do cenário possui premissas excelentes que podem ser usadas por qualquer mestre com um pouco de imaginação

mais ai você ta justamente dando o exemplo dos suplementos leves. esse ai não atrapalha em nada. o problema é justamente suplementos como "contra arsenal" que você mesmo citou.

mais o maior problema é: ok, você só usa se quiser. mais e quando você não é o mestre e o mestre quer usar?

resposta: eu acabo não jogando. motivo pelo qual só joguei tormenta poucas vezes. cada uma com um mestre diferente e em todas tive o mesmo problema.

mais se você reparar, não existe esse problema com suplementos de nenhum outro cenário que eu conheça.
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por BIG em Qui Jul 09, 2009 6:59 pm

Bom, eu achava tormenta bem melhor no início... eu acompanhei a Dragão Brasil desde o número 1, e foi um impacto e uma surpresa ter cidades, itens mágicos e NPC's que eu conhecia e gostava todos juntos num mundo-universo que custava seis reais (o preço da DB especial).

Mas depois... foram anos de suplementos inuteis (ou quase), livros tão caros quanto os do D&D e um mundo colcha-de-retalhos como o Forgotten, mas não tão bem costurado, se é que me entendem.

Eu vejo pontos muito bons em Tormenta (Trobos! Eu ADORO Trobos!), mas prefiro Forgotten. E quanto à zilhões de suplementos lidos pelos meus jogadores (mas não por mim), a regra é simples: EU comprei a ***** do mundo, portanto ELE É MEU! EU decido o que existe, o que é e o que não é! E PONTO!

Very Happy

Simples assim!
BIG
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário http://www.zinezuada.wordpress.com

Mensagem por Marcelo Dior em Qui Jul 09, 2009 8:55 pm

Acho que o que o Allian está querendo dizer é que a atitude dos escritores e produtores do sistema, invariavelmente, contamina a idéia do sistema como um todo. É claro que cada um faz o que quer com seus jogos em sua mesa: eu posso fazer um jogo de humor em Ravenloft, mas Ravenloft e AD&D e TSR têm uma imagem associada a esses nomes, a essas marcas. Você fala o nome, você está passando uma mensagem muito mais ampla e vasta que apenas um nome.

Com Tormenta, para quem não gosta desses "ataques de oportunidade" (que eram a cara da Dragão Brasil, diga-se de passagem), pega muito mal, e esse aspecto negativo se incorpora à marca, ao nome, ao conceito. Se você não vai com a cara de um dos escritores, então!, nem se fala — vide a birra que muita gente tem com Ed Greenwood em Forgotten Realms: claro que você pode usar só o que te interessa de um suplemento dele, mas geralmente quem não gosta do cara passa longe desses livros. É da natureza humana.

Comandante
Comandante

Mensagem por Allian em Qui Jul 09, 2009 8:58 pm

@cimmerian: valeu. é exatamente o que eu queria dizer ^^
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por BIG em Sex Jul 10, 2009 8:48 am

Hummm... agora tendi! Very Happy

Bom, eu não tenho nada contra nenhum dos escritores do Tormenta. Vai ver que é por que eu nunca tive contato pessoal com nenhum deles, exceto o Cassaro, que pra mim é um pusta de um escritor, mas a única vez que eu o vi pessoalmente num evento de anime aqui em Fortaleza, me saiu um puto dum reclamão e esnobe... fazer o que?
BIG
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário http://www.zinezuada.wordpress.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: