Preconceito Entre Jogadores de RPG

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Preconceito Entre Jogadores de RPG

Mensagem por Rafael Portillo em Sab Mar 28, 2009 8:00 pm

Nos ultimos meses, vinha tentando criar duas mesas para jogar on-line em outros foruns de RPG, uma vez que muitos reportaram não ter mestre suficientes.

A primeira tentativa, era para jogar a nova versão do 3D&T, jogo o qual mestro a anos com um grupo que nunca reclamou do sistema. Além de ninguem interessado, cheguei a ser respondido por um membro que disse para "crescer e jogar um sistema de verdade".

A segunda, estava animado com a 4ª Edição e queria fazer uma mesa. Entretanto, o unico cenário o qual estou familiarizado é Tormenta, o qual estava começando a transportar para a 4ª edição [10 anos de mestragem torna isso fácil]. A principio, somente falei da mesa, e choveu pretendente. Mas ao mencionar que o cenário seria Tormenta, TODOS cairam fora.

O que é isso? Preconceito dentro do RPG? Sou mestre a mais de uma decada! Mestrei GURPS, MUlheres Machonas, todas as versões de Defensores de Toquio, AD&D, 3D&D, Vampiro, Street Fighter, Era do Caos! Nunca imaginei que os RPGistas fossem tão preconceituosos! Por que isso? Por que 3D&T e Tormenta são baseados em animes? Por que são materiais nacionais? Por que são do Marcelo Cassaro?

Ora bolas, eu implatei o RPG em mais de 100 pessoas em vários bairros começando com 3D&T! Implantei Dungeons & Dragons graças a Tormenta! Todos aqueles a quem influenciei e jogaram comigo hoje jogam Vampiro, Lobisomem, Mago e até Senhor dos Anéis!

Alguem me explique isso? Como uma classe que sofre de preconceito é tão preconceituosa?
Rafael Portillo
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://www.teiacast.com.br

Re: Preconceito Entre Jogadores de RPG

Mensagem por Marcelo Dior em Sab Mar 28, 2009 11:52 pm

Ideologia existe no RPG como em qualquer outro aspecto da vida. Tem muita gente que detesta o Marcelo Cassaro, logo tudo o que ele toca vira m****, e isso é natural, porque ninguém quer se ver associado a algo ou alguém que detesta, porque seria se associar a todas as idéias negativas que aquilo ou aquele representam.

Isso pode acontecer com Tormenta, com World of Darkness e com D&D, porque esses jogos têm uma idéia muito forte carregada neles, tanto de uma ambientação, como uma "filosofia de regras" como a própria imagem que as pessoas têm das empresas que as produzem. Faz parte do comportamento humano, definimos a nós mesmos por muitas coisas, das roupas que usamos às séries que assistimos. E aos RPGs que jogamos.

Só porque alguém detesta um sistema não quer dizer que é preconceito. Afinal, as pessoas têm direito de não gostar das coisas!

Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://marcelodior.blogspot.com/

Mensagem por Allian em Dom Mar 29, 2009 1:06 am

tenho que concordar com o cimmerian. eu fico p*** da vida quando alguem fala que anime é uma modinha e quem lê ta indo na onda. eu acompanho atualmente mais de 20 mangas diferentes e uns 2 animes quando da na telha. no entanto, eu critico tormenta até a morte. não critico o tormenta antigo que alguns conheceram, o tormenta em que realmente a fantasia era algo vivo. eu critico o modismo exacerbado que tormenta passou a fazer de uns tempos para cá usando sucessos na mídia, uma vez que qualquer "blockbuster" passa a ser base para um novo suplemento. tem suplemento oficial de harry potter à piratas do caribe, passando por "a bussola dourada", "Narnia" e por ai vai. fico triste em ver esse tipo de apelatividade. essa é minha opinião nua e crua.

dito isso, eu acredito sim que tem muita gente preconceituosa que nunca na vida experimentou o cenário / sistema / jogo e já quer falar mal. esse tipo de pessoa eu condeno e acredito que precisa rever seus conceitos.

agora, se a pessoa já experimentou e diz que não quer jogar ou que não gosta, é um direito deles! fazendo um paralelo, não é porque você gosta de filmes que você é obrigado a gostar de todos os gêneros, certo? é a mesma coisa com RPGs.

a definição normal de preconceito é "criticar algo ou alguem por ser diferente". tome cuidado para não confundir preconceito com opinião.
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidad em Dom Mar 29, 2009 2:27 am

É, gosto não se discute. O díficil é quando a mente das pessoas estão fechadas, aí é complicado.
@Allian
Também fico puto quando falam que é modinha, tanto no anime quanto no mánga, só porque descobriram agora não quer dizer que não existia antes. E tem otra coisa que eu não gosto, é chamarem de desenho o anime e gibi o mánga... afffff...

Convidad
Convidado

Mensagem por Brenno em Dom Mar 29, 2009 1:27 pm

Eu diria que a opinião de todos esta certa...

O pre-conceito deveria ser apenas uma forma inicial de avaliar as coisas, baseada nos nossos valores, cultura, experiências e crenças, mas não existe uma fronteira clara da avaliação que fazemos das coisas.

Ás vezes nossa opinião e avaliação são movida por um entendimento reflexivo-racional de algo e pode ser mudada, noutras a negação é tão movida pela emoção que nos impedimos de desejar rever nossas compreensões.

Tenho para mim que as discussões hoje sobre rpg nacional e importado (assim como outros temas do hobby) são mais baseadas nos achismos e suposições (quase sempre movidas pela paixão de cada um) do que nas opiniões ambasadas
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Dior em Dom Mar 29, 2009 5:48 pm

O problema é que eu consigo jogar RPG quatro horas por semana — e isso no sábado de manhã — o que restringe muito minha seleção de jogos. Não só isso, divido a sessão com outro DM, o que me dá duas sessões de jogo por mês. Eu não posso jogar todos os RPGs que gostaria, quando muito adquirir e ler todos para julgar os melhores. Esses julgamentos apressados são essenciais para que eu defina o que irei propor para meus jogadores, e o que irei comprar.

Se um RPG, por exemplo, é produzido por uma empresa cuja imagem eu deteste, ou é de um autor com quem eu não vá com a cara, é um RPG a menos para tomar meu tempo na hora de escolher o que jogar em meus raros e preciosos momentos na mesa de jogo.

Comandante
Comandante

Mensagem por Rafael Portillo em Dom Mar 29, 2009 5:54 pm

Concordo com as opiniões de todos. Entretanto, existe um ponto que creio não prestaram atenção.

Eu nunca consegui nenhum jogador para nenhuma das duas tentativas de mesas online. Existe uma diferença entre 'a maioria não quer jogar' e 'ninguem quer jogar'...
Rafael Portillo
Recruta
Recruta

Mensagem por Marcelo Dior em Dom Mar 29, 2009 6:33 pm

Rafael Portillo escreveu:Eu nunca consegui nenhum jogador para nenhuma das duas tentativas de mesas online. Existe uma diferença entre 'a maioria não quer jogar' e 'ninguem quer jogar'...
Porque Tormenta é muito ruim, BUÁ-RÁRÁ!
Hellfire

Comandante
Comandante

Mensagem por Allian em Dom Mar 29, 2009 7:12 pm

bom, cada um tem sua opinião. se todos tem uma opinião contraria...fazer o que...
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brenno em Dom Mar 29, 2009 9:02 pm

Rafael Portillo escreveu:Concordo com as opiniões de todos. Entretanto, existe um ponto que creio não prestaram atenção.Eu nunca consegui nenhum jogador para nenhuma das duas tentativas de mesas online. Existe uma diferença entre 'a maioria não quer jogar' e 'ninguem quer jogar'...

Olha Rafael eu recomendo que continue tentando... Procure em comunidades, listas e foruns por pessoas que apreciem Tormenta e cedo ou tarde tera jogadores para tais partidas.
Brenno
Tenente
Tenente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Cuthalion em Seg Mar 30, 2009 3:21 pm

Eu já joguei 3D&T, passei por todo o processo de "lobotomia" que a antiga Dragão Brasil fez para que seu cenário e seu sistema pegassem. Aqui convém destacar o primeiro ponto descredibilizou o sistema, eles forçaram muito a barra.

No inicio eu até curtia a idéia de jogar defensores de tóquio e consegui arrebatar alguns D6 jogadores iniciantes graças ao sistema extremamente simples e incrivelmente apelativo para as "modinhas". Mas quando o sistema tentou ficar sério, eles criaram uma série de regras que complicaram muito a coisa, tirando o ponto que, ao meu ver, era o mais convidativo ao sistema, a simplicidade. E como particularmente sempre preferi sistemas mais completos, acabei deixando de lado definitivamente o sistema da DB.

Quando ao cenário, acredito que o mesmo aconteça, com o agravante de que Tormenta não passa de uma grande colcha de retalhos de todos os outros cenários!

Acredito que esses fatores façam a maioria das pessoas a optarem por outro sistema/cenário e não o preconceito pelo mesmo ser nacional ou coisa do tipo. Eu por exemplo pensaria três vezes antes de jogar vampiro, pois acho o cenário pouco atraente.
Cuthalion
Almirante de Esquadra (Moderador)

Ver perfil do usuário http://blognovascronicas.blogspot.com/

Mensagem por Saoki em Ter Mar 31, 2009 8:30 am

Eu cheguei a jogar 3D&T quando saiu, mas nunca vi motivo, já que se eu quero sistema genérico tenho o GURPS para isso.
Não tenho nada pessoal contra D&T, assim como não tenho nada pessoal contra D&D4E, mas não passaria meu tempo livre jogando se não fosse pelos pedidos da minha melhor amiga.

(quanto a Tormenta, só joguei uma vez e o jogo foi um esculacho. Mas isso por que tinham umas 10 pessoas na mesa e o mestre estava em uma veia humorística meio trapalhões. Então foi um jogo fail de uma maneira geral).

Mas existem fans de tudo no mundo. Que tal caçar gente para jogar na comunidade de Tormenta do orkut?
Saoki
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://saoki.blogspot.com

Mensagem por inominavel em Ter Mar 31, 2009 10:05 am

Ja joguei 3D&T, queria experimentar um sistema novo, pois até então eu só conhecia "Vampiro - a mascara", não gostei do sistema, não gostei do cenário, acho que é uma questã de gosto mesmo, assim como tem haver com o perfil do jogador, que tipo de sistema/cenário atrai ele, para mim TORMENTA não foi convidativo, não tinha nada do que eu ja não tive-se visto em algum lugar, sim ele é uma colcha de retalhos que as vezes chega a nem fazer lógica.
Penso como a Saoki. se quero um sistema generico, já tenho o GURPS para isso, TUDO é adaptavel nele, então para que um outro sistema?
Mas 3D&T tem concerteza seus admiradores, afinal ele vendeu bastante né, conheço pessoas que jogam até hoje ele, como a saoki disse, você poderia tentar na comunidade do orkut de tormenta e 3D&T.
inominavel
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário http://www.zbcast.com.br

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Mar 31, 2009 12:06 pm

Nossa, que pagação de pau para o Steve Jackson.

Eu joguei muito GURPS na minha vida e adorei cada aventura. Mas se fosse esse sistema perfeito que vocês estão propagandeando, não haveria o mar de jogadores de d20, Pathfinder, Stotytelling, Dark Heresy, Mutants & Masterminds, Burning Wheel e outros sistemas genéricos, como Palladium e Savage Worlds.

Por favor, gente, GURPS está velho e defasado. Não é todo RPG que consegue se reinventar e expandir sua base de fãs, como já fez o D&D, duas vezes.

Comandante
Comandante

Mensagem por PoetaMórbido em Ter Mar 31, 2009 12:33 pm

Tormenta é interessante, mas depois de um tempo o cenário começa ser inconsistente e falho. E o D&T (3D&T, 4 D&T ou o que seja...) era interessante quando o foco era na avacalhação, em jogos rápidos que não tivessem complicações, depois que quiseram transformar em algo sério, em um sistema genérico sério, o sistema não ficou legal, não digo que com o 3D&T ou 4D&T não seja possível jogar sério, mas o GURPS é sem sombra de dúvida o melhor sistema genérico tanto para campanhas realistas, ultra-realistas, futuristas, supers, etc.

Bom, nunca tive problemas com GURPS (mesmo sendo velho e defasado), o sistema ainda é consistente e flexível, podendo ser adaptado para qualquer cenário!

Já, pessoalmente falando, o sistema de D&D tanto 3ª quanto a 4ª edição não me agradam, um quer ser genérico e não consegue e o outro tem mais cara de wargame do que de RPG. Mas como todo mundo diz: isso é questão de gosto!
PoetaMórbido

Ver perfil do usuário http://www.zbcast.com.br/

Mensagem por Netão em Ter Mar 31, 2009 12:36 pm

Batalha de sistemas ! Batalha de sistemas !!!

Boa noite, senhoras e senhores.

Esta noite no Royal RPG Rumble, a batalha de sistemas de RPG, teremos muitos convidados, alguns de peso, outros nem tanto.

No Octogon temos:

StoryTeller e StoryTelling Dueto.
Há tempos não vemos pai e filho juntos em uma luta.

Legião D20 System.
Dominando praticamente todos os lugares da arquibancada, a legião D20 está hoje representada pelo D&D 3.5, e vai botar para quebrar.

4th Edition Explosion.
Apesar de ser o novato nessa briga e lutar sosinho, esse gigante já mostrou que veio desbancar todos os outros competidores.

GURPS Reality.
Sempre presente, o sistema genérico mais conhecido no mundo apresenta suas novas armas, novas regras e mais importante, novas colunas laterais.

Bright Pink Indy.
Talvez não possua uma legião tão grande quanto a do D20, mas mesmo assim esse competidor possui uma horda de seguidores purpurinados, prontos para brigar com unhas e tapas.

Kassaro's Son.
O único participante brasileiro da competição, chega com regras simples e ambientação fragmentada. Muitos dizem que será um massacre para a equipe Kassaro, mas, quem liga ?

E vamos as apostas, quem vai vencer, e quem vai ser esmagado ?

Continue ligado no Royal RPG Rumble
Netão
Lorde Almirante (Admin)
Lorde Almirante (Admin)

Ver perfil do usuário http://tpk.tpkbrasil.net

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Mar 31, 2009 1:01 pm

Não há palavras para comentar, exceto:

Hahaha! lmao Laught

Comandante
Comandante

Mensagem por inominavel em Ter Mar 31, 2009 5:51 pm

Ué ... eo SAGA ??? não vai entrar nessa não ?? ou será que acham que o SAGA tem o mesmo poder do personagem saga dos cavaleiros do zodiaco?
inominavel
Suboficial
Suboficial

Ver perfil do usuário http://www.zbcast.com.br

Mensagem por Okami em Ter Mar 31, 2009 5:54 pm

Yurg...

"Prefiro ter um filho viado do que um filho D&T'ista."

E sim, já fui um D&T'ista, há muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante....
Okami
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Saoki em Ter Mar 31, 2009 6:07 pm

Hahaha!

Mas só para registro, GURPS não é o melhor sistema sobre a Terra, mas é definitivamente melhor que D&T ^^
(e quando eu joguei D&T eu não conhecia Fudge, Burning Wheel, Wushu...)
Saoki
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário http://saoki.blogspot.com

Mensagem por Allian em Ter Mar 31, 2009 6:15 pm

nessa o Neto merece os aplausos, ficou muito perfeito! Clap

acredito que cada sistema serve para uma coisa. um serve pra quem gosta de wargames, o outro pra quem gosta de explorar regras, o outro vem com simplicidade e por ai vai. tem dezenas de dezenas. é como comparar torradeira com um modem. pode até ter o mesmo formato, mais serve para coisas diferentes.

comigo é assim: jogo GRUPS enquanto espero o miojo ficar pronto, 4e com a galera de warcraft3 da facu, 3.5 quando tenho as ferias inteiras pra fazer umas duas seções (se der tempo) e storryteller virando a noite de sabado com rufles =P
Allian
Tenente-Comandante
Tenente-Comandante

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato de Recife em Ter Mar 31, 2009 6:35 pm

3D&T e Tormenta tem muitas falhas, com certeza, mas uma boa parcela dos seus agressores são pessoas que nunca jogaram nem o sistema nem o cenário.

3D&T é excelente para um jogo rápido, engraçado e despretencioso, cairia como uma luva por exemplo para uma aventura baseada em Order of The Stick ou 8-Bit Theater, muito mais que D20 ou GURPS.

Tormenta é um cenário cheio de furos, mas quem faz o cenário é o mestre, se você tá mestrando em Tormenta então pode tapar todos os buracos que te incomodam.

Eu já joguei o sistema e o cenário, gostei na época, não gosto hoje.

Mas conheço muito mané que critica só pra dar uma de "cult", são geralmente os mesmos que dizem que D&D 4th deixou de ser RPG pra ser Wargame ou que GURPS não presta porque tem regra pra cavar buraco.
Renato de Recife
Comandante
Comandante

Ver perfil do usuário http://tocadegnomo.blogspot.com/

Mensagem por Okami em Ter Mar 31, 2009 6:41 pm

Eu jah acho que se o Mestre precisa mexer muito no cenário, o cenário não devia ter sido publicado. Afinal de contas, se o negócio não tá pronto, a ponto do DM ter que consertar os buracos de história (confundidos com lacunas) ou outros, é porque a idéia devia ter cozido por mais tempo...
Okami
Recruta
Recruta

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rafael Portillo em Ter Mar 31, 2009 7:12 pm

Acho engraçado isso que falam de Tormenta. Está certo que é um colcha de retalho. Ao longo de 100 edições a Dragão lançou varios cenários que poderiam ser incluídos em cenários dos próprios mestres. Daí, os RPGistas pediram um "Best Of" e Dragão fez um cenário imenso, cheio de lacunas, onde cada mestre preencheria com suas coisas. Daí cada vez o pessoal pedia mais, e Tormenta fora sendo acrescentada de detalhes. Claro, Tormenta ainda possui muitas lacunas, mas aí é com cada mestre.

No outro extremo temos Forgotten Realms, onde se precisa de uma tonelada de livros [o qual se falta um só fica repleto de lacunas] para jogar. E Dragonlance, então? Não existe nada mais chato que um fã de Dragonlance querendo explicar a cronologia....

Isso sem falar de Eberron, Dark Sun e Ravenloft, cenário extremamente diferentes dos convencionais, e tão cheios de lacunas e inconsistencias....

E isso me lembra Greyhawk que é outra concha de retalhos imensa!
Rafael Portillo
Recruta
Recruta

Mensagem por Marcelo Dior em Ter Mar 31, 2009 7:25 pm

Penso exatamente como o Okami, mas o argumento do Rafael, ainda que um tiquinho falacioso, não deixa de ser verdade, sob certo ponto de vista.

Saindo um pouco pela tangente, acho que depois de testarmos o Wushu RPG, vou sugerir para o resto do elenco do Vozes da Terceira Terra que façamos um playtest de Era do Caos, um belo sistema nacional que muito pouca gente conhece. O duro é conseguir pegar os livros com meu irmão, que mora em outra cidade e é muito ciumento de seus livros.

Comandante
Comandante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: